Entretenimento



Vilã da trama

Saiba por onde anda Patrícia Pillar, a Flora de "A Favorita"

GZH relembra os principais momentos da carreira da atriz e dá mais detalhes sobre o trabalho na trama reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo"

29/05/2022 - 13h39min

Atualizada em: 29/05/2022 - 13h39min


GZH
GZH
Zé Paulo Cardeal / TV Globo/Divulgação
Patrícia Pillar interpretando Flora em "A Favorita", novela de 2008

A atriz Patrícia Pillar, 58 anos, trabalhou por 36 na TV Globo e interpretou diversos papéis importantes em novelas e minisséries da emissora. Um de seus maiores marcos foi Flora, sua personagem em A Favorita (2008), que está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.

Seu primeiro trabalho como atriz foi no filme Para Viver um Grande Amor, de Miguel Faria. Ao longo da carreira, participou de outros longas, como o sucesso nacional Se Eu Fosse Você (2006). Na Televisão, começou em 1985, na Manchete, com o programa de videoclipes FMTV. Logo no mesmo ano, entrou para a Globo para fazer a novela Roque Santeiro.

Em 1986, ela participou da primeira versão de Sinhá Moça, que marcou o início de sua parceria com o autor Benedito Ruy Barbosa, com quem ela trabalhou em diversos projetos ao longo da carreira. Na trama, ela interpretou Ana Luísa Teixeira (Ana do Véu). O remake da novela, que foi ao ar 20 anos depois, em 2006, também contou com Patrícia no elenco. Dessa vez, no papel de Cândida Ferreira, Baronesa de Araruna.

Além disso, ela apresentou programas como o Vídeo Show, logo no início de sua carreira na Globo, no mesmo ano da primeira versão da novela de Benedito.

Patrícia participou de outras novelas como Brega e Chique (1987), Rainha da Sucata (1990), Renascer (1993) e Rei do Gado (1996), entre outras, até resolver fazer uma pausa. A atriz voltou cinco anos depois, em 2001, na novela Um Anjo Caiu do Céu.

Antes da estreia de A Favorita, ela trabalhou em Cabocla (2006), voltando às telinhas da Globo três anos depois, como Juliana em Passione (2011).

Ver Descrição / Ver Descrição
Flora e Donatela, protagonistas de "A Favorita", vividas por Patrícia Pillar e Cláudia Raia

A Favorita

Flora foi a primeira personagem-vilã interpretada por Patrícia Pillar em novelas. Conhecida apenas por papéis "do bem", a atriz surpreendeu a todos em A Favorita. A trama da novela gira em torno da rivalidade entre Flora e Donatela (Claudia Raia), antigas parceiras da dupla sertaneja Faísca e Espoleta.

Flora e Donatela cresceram como irmãs, pois a personagem interpretada por Claudia Raia perdeu os pais em um acidente e foi adotada pela família da amiga. Depois da persistência no canto, conseguiram viajar pelo Brasil em uma excursão musical, bancada por um caça-talentos.

A dupla fazia um certo sucesso, mas interromperam a carreira após uma turnê em que conheceram Marcelo Fontini (Flavio Tolezani) e Dodi (Murílo Benício), que posteriormente, se tornariam noivos das moças.

Ver Descrição / Ver Descrição
Flora e Donatela protagonizaram uma das maiores rivalidades de novelas da TV Globo

Início da rivalidade entre Flora e Donatela

As controvérsias entre elas começaram por conta do assassinato do marido de Donatela, Marcelo. Flora acabou sendo presa em flagrante pelo crime. Após cumprir 18 anos de reclusão, ela voltou querendo provar sua inocência e acusando a ex-parceira do assassinato.

A história de Flora também mostra a tentativa de uma reaproximação da personagem com a filha Lara (Mariana Ximenes), criada pela rival e fruto de um relacionamento com Marcelo, de quem se tornara amante. Com o desenvolvimento da trama desde a soltura de Flora, outros assassinatos realizados pela personagem começaram a complicar a vida dela.

Donatela tenta uma reaproximação da rival para enganá-la. Flora acaba matando Dodi, que tentou chantageá-la. Porém, Donatela e seus amigos desmascararam Flora e fizeram com que ela assumisse que cometeu os crimes. Ela então foi presa após a confissão dos assassinatos, mas conseguiu fugir e apareceu no casamento de Donatela com Zé Bob, interpretado por Carmo Dalla Vecchia.

Na cerimônia, Flora causa a maior confusão, mas consegue fugir novamente. Na lua de mel dos recém-casados, Flora tenta matar Zé, mas é impedida por Lara, sua própria filha, que atira contra a mãe biológica.

Flora sobrevive, mas volta a cadeia, onde é colocada para cumprir serviços pesados. Ela assume o nome de Donatela às presidiárias novatas.

Ver Descrição / Ver Descrição
Momento em que Lara atira em Flora, em um dos último capítulos da trama

Por onde anda Patrícia Pillar?

A atriz saiu da Globo em 2021, mas não sumiu para os fãs e admiradores de seu trabalho. Ela é bem ativa nas redes sociais e costuma mostrar o que anda fazendo da vida, além de se posicionar sobre causas e assuntos que considera importante.

Recentemente, a atriz encheu sua conta no Instagram com cenas e lembranças dos tempos de gravação da novela. Sua última publicação mostra fotos com cenas populares da trama nos locais em que foram gravados.

A última participação de Patrícia na emissora foi na novela Salve-se Quem Puder (2020). Ela tem se dedicado ao trabalho em produções para a TV e no setor musical, mas desta vez, apenas nos bastidores.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias