Entretenimento



Falando de Sexo

Virgindade, DST, gravidez e mais: dúvidas comuns, respostas rápidas

Confira algumas questões dos leitores sobre sexualidade

03/05/2022 - 13h13min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Para atender a todos os e-mails, responderemos brevemente os mais comuns. Nas colunas de hoje e amanhã, daremos sequência às "rapidinhas". Confira!

Se meu parceiro é virgem, ele não pode ter DST, né?

Mito! Ainda que seu parceiro não tenha experiência sexual alguma, existem outras formas de ele ter contraído doenças que são transmissíveis pelo sexo. Usar camisinha é sempre a opção mais segura para evitar DST's e uma gestação indesejada. 

Posso contrair doenças sexualmente transmissíveis por meio do sexo oral?

Nem todas as DST's são transmissíveis por meio do sexo oral, mas algumas são, sim! Como a herpes, por exemplo, que é muito comum. E também a aids. Então, tome cuidado sempre!

Tenho menos chances de engravidar se transar durante o período menstrual?

É raro alguém engravidar durante o período menstrual, mas é melhor não dar chance para o azar. Além disso, a maioria dos ginecologistas diz que você pode, sim, engravidar durante a menstruação. Vale lembrar que a menstruação não a protege de DST's, não é mesmo? Então, se proteja e use camisinha!

Fazer xixi ou lavar a vagina depois do sexo evita a gravidez?

Mito! Depois da ejaculação, os espermatozoides são enviados para o útero. Eles não ficam no exterior da vagina, nem têm contato com a bexiga ou com a urina. Ou seja: uma coisa não tem nada a ver com a outra!

Leia outras colunas


MAIS SOBRE

Últimas Notícias