Entretenimento



Mais de 200 sintomas

Alterações corporais como da cantora Joelma podem estar associadas à covid longa

Queixas como queda de cabelo e problemas de memória, também relatadas pela artista, compõem a lista de mais de 200 sintomas que podem ter relação com a doença

01/06/2022 - 09h42min

Atualizada em: 01/06/2022 - 09h44min


Jhully Costa
Jhully Costa
Enviar E-mail
Reprodução / Instagram Joelma
Joelma compartilhou nas redes sociais fotos do show em Parauapebas, no Pará, no último sábado

Diante de comentários sobre a aparência de Joelma, a equipe da cantora informou que o inchaço em seu rosto é decorrente de sequelas da covid-19. A artista, que teve a doença três vezes e está com o quadro de vacinação completo, já havia relatado a persistência do problema em outras entrevistas, conforme o portal UOL. Alterações corporais como essas podem estar associadas à covid longa, quando os sintomas se prolongam após a infecção pelo coronavírus, afirmam especialistas. 

Ainda de acordo o UOL, em outubro de 2021, Joelma relatou em uma entrevista que teve todos os sintomas da doença e que seu corpo inchou: “Fiquei totalmente deformada. Caiu muito meu cabelo, foi uma coisa absurda. Até agora meu corpo não voltou ao normal, tive que mudar de tamanho de sutiã”, disse a cantora. Em outra declaração, ela também contou que a covid-19 afetou sua memória e sua visão. 

Regis Goulart Rosa, médico e pesquisador do Hospital Moinhos de Vento, afirma que mais de 200 sintomas que podem estar associados à covid longa estão listados atualmente e que o conhecimento em torno do assunto tem evoluído, mas ressalta que ainda há muitas possibilidades em aberto sobre o que pode ou não ter relação com a doença. Muitas das manifestações clínicas potencialmente relacionadas à síndrome pós-covid, segundo o representante da Coalizão Covid-19 Brasil, podem também ser causadas por medicamentos usados para tratar a doença ou até mesmo por descompensação de doenças crônicas devido à infecção pelo coronavírus.

O infectologista e professor da Universidade Feevale Ronaldo Campos Hallal aponta que, de forma geral, os sintomas mais frequentes da covid longa são: cansaço, falta de ar, tosse, dor de cabeça crônica, dificuldade de concentração e raciocínio, alteração de memória, dores musculares, palpitações, ansiedade e depressão. Além desses, há outros sintomas que podem ser ocasionados por uma infecção viral aguda pelo SARS-CoV-2, já que um vírus pode causar disfunções em praticamente todos os órgãos e sistemas, acrescenta Rosa: 

— São sintomas considerados não tão graves, mas que podem prejudicar a qualidade de vida dessas pessoas, como queda de cabelo e alteração de olfato e paladar, que também pode implicar em alterações do hábito alimentar, provocando perda de peso e consequente mudança de imagem corporal. A própria covid prolongada pode ter como sintoma a perda de apetite, então a alteração de imagem corporal pode ocorrer por diversos motivos na covid-19.  

Essas alterações são mais frequentes para a redução do apetite, mas também podem aumentar a fome — o que poderia causar ganho de peso. Outro fator citado pelos especialistas que pode estar relacionado ao inchaço refere-se a um dos principais medicamentos utilizados para tratar a covid-19: o corticoide. De acordo com os médicos, quando utilizado de maneira prolongada em doses elevadas, o remédio pode gerar efeitos adversos, como o chamado “face em lua cheia”, em que a pessoa fica com o rosto mais arredondado e inchado.  

Rosa destaca que o medicamento também pode causar ganho de peso, reduzir a imunidade ou aumentar a glicose do sangue, mas que isso geralmente ocorre quando o uso se estende por semanas ou meses, com doses altas. No caso do tratamento contra a covid-19, costuma ser recomendada a utilização apenas por um curto período.  

— A covid longa pode causar essas alterações corporais por outros mecanismos também. Uma doença metabólica ou crônica da tireoide, por exemplo, pode ser descompensada pela infecção viral aguda e essa descompensação pode levar ao ganho de peso e à alteração de imagem corporal. Soma-se isso ao fato de que causa fraqueza e o paciente tem dificuldade de manter sua atividade física, o que pode contribuir para o aumento do peso — afirma o pesquisador do Moinhos de Vento, enfatizando que pessoas com sintomas precisam de uma avaliação médica especializada, porque manifestações clínicas só poderão ser atribuídas à covid longa depois que outras possíveis causas forem excluídas.  

Covid longa em quadros graves e leves 

Hallal afirma que, de forma geral, sintomas de covid longa são mais observadas em pacientes que tiveram quadros graves da doença, especialmente aqueles que precisaram de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e utilizaram ventilação mecânica e respirador, por exemplo - o que não significa que pessoas com quadros leves não desenvolvam a síndrome: 

— Mesmo as formas leves da doença podem ocasionar o aparecimento de alguns sintomas prolongados. Muitas vezes, eles são pouco específicos, mas podem ocorrer mesmo em pessoas que não precisaram de internação. 

A melhor forma de prevenir a covid longa, ressalta o professor da Feevale, é evitando a covid-19, tomando as doses das vacinas, utilizando máscaras e evitando aglomerações. 

Confira os principais sintomas da covid longa 

  • Cansaço 
  • Tosse 
  • Falta de ar 
  • Dor de cabeça crônica 
  • Dificuldade de concentração 
  • Problemas de memória 
  • Insônia 
  • Queda de cabelo 
  • Alterações de olfato e paladar 
  • Dores musculares 
  • Palpitações 
  • Ansiedade 
  • Depressão 

MAIS SOBRE

Últimas Notícias