Entretenimento



Falando  de Sexo

Ansiedade pode retardar a ejaculação

A redução no volume de esperma pode ser algo natural da idade

12/06/2022 - 17h15min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com 64 anos e, de uns tempos para cá, a ejaculação demora a ocorrer e sai pouco líquido. Às vezes, não sai nada. O que está acontecendo?

O retardo na ejaculação é um problema muito comum, principalmente quando o homem está ansioso ou inseguro. Às vezes, a ejaculação nem chega a acontecer por isso. A ansiedade de, talvez, não estar dando prazer para a parceira tem levado alguns, mesmo jovens, a não ejacular.

A redução no volume de esperma pode ser algo natural da idade, uma simples redução de estímulo, ou ainda resultado de alguma alteração hormonal. A recomendação é pensar nessa questão da ansiedade, no significado da relação sexual para você e fazer uma avaliação com o urologista (especialista responsável por tratar e diagnosticar as doenças do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor das pessoas do sexo masculino) para saber se está tudo bem com a saúde. Efeitos colaterais de alguma medicação também podem ter um impacto na vida sexual.

Leia outras colunas

Aparência

Alimentação e consumo de bebidas também não interferem diretamente, apesar de poderem causar alterações na cor, no cheiro e no gosto do esperma.

Homens mais velhos apresentam esperma mais ralo devido a alterações biológicas. É isso que pode dar a falsa impressão de haver menos quantidade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias