Como funciona o DIU hormonal? - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando de Sexo26/06/2022 | 16h49Atualizada em 26/06/2022 | 16h49

Como funciona o DIU hormonal?

O DIU libera pequenas doses de hormônios diretamente na parede do útero por cinco anos

Como funciona o DIU hormonal? Reprodução / Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução / Reprodução
Lúcia Pesca e Andrea Alves

falandodesexo@diariogaucho.com.br

Quero saber mais sobre o DIU com hormônio, que não deixa a mulher que usa ficar menstruada. Não suporto menstruar! E odeio pílula, porque esqueço.

Amiga, a pílula é um método anticoncepcional muito seguro, mas precisa ser tomada corretamente. Sim, existe um tipo de DIU (dispositivo intrauterino) uma nova forma de anticoncepcional hormonal, que é colocado no útero. 

Ele tem o formato de um "T", é de plástico ou de metal, com um reservatório que contém um hormônio que imita a progesterona, para que os efeitos colaterais sejam minimizados e o funcionamento do organismo da mulher não seja prejudicado, evitando inclusive, o ganho de peso. 

O DIU deve ser colocado no útero por um ginecologista até sete dias após o início da menstruação. Depois de colocado, vai liberando pequenas doses de hormônios diretamente na parede do útero por cinco anos. 

Leia outras colunas

Menstruação

Em relação à menstruação, o sangramento mensal não vai cessar completamente, mas vai tornar-se mais curto e menos intenso. O DIU hormonal faz com que as mulheres não ovulem e produzam óvulos de baixa qualidade, por isso a gravidez não ocorre. 

O DIU é um contraceptivo caro e, por isso, pouco acessível a todas. Assim como outros medicamentos, só deve ser usado com orientação e indicação médica! A princípio, ele pode ser utilizado em qualquer idade, desde que a mulher já tenha menstruado, mas não deve ser a primeira opção para quem não teve filhos e deseja tê-los no futuro.

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros