Entretenimento



Falando de Sexo

Como funciona o DIU hormonal?

O DIU libera pequenas doses de hormônios diretamente na parede do útero por cinco anos

26/06/2022 - 16h49min

Atualizada em: 26/06/2022 - 16h49min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Andrea Alves
Reprodução / Reprodução

Quero saber mais sobre o DIU com hormônio, que não deixa a mulher que usa ficar menstruada. Não suporto menstruar! E odeio pílula, porque esqueço.

Amiga, a pílula é um método anticoncepcional muito seguro, mas precisa ser tomada corretamente. Sim, existe um tipo de DIU (dispositivo intrauterino) uma nova forma de anticoncepcional hormonal, que é colocado no útero. 

Ele tem o formato de um "T", é de plástico ou de metal, com um reservatório que contém um hormônio que imita a progesterona, para que os efeitos colaterais sejam minimizados e o funcionamento do organismo da mulher não seja prejudicado, evitando inclusive, o ganho de peso. 

O DIU deve ser colocado no útero por um ginecologista até sete dias após o início da menstruação. Depois de colocado, vai liberando pequenas doses de hormônios diretamente na parede do útero por cinco anos. 

Leia outras colunas

Menstruação

Em relação à menstruação, o sangramento mensal não vai cessar completamente, mas vai tornar-se mais curto e menos intenso. O DIU hormonal faz com que as mulheres não ovulem e produzam óvulos de baixa qualidade, por isso a gravidez não ocorre. 

O DIU é um contraceptivo caro e, por isso, pouco acessível a todas. Assim como outros medicamentos, só deve ser usado com orientação e indicação médica! A princípio, ele pode ser utilizado em qualquer idade, desde que a mulher já tenha menstruado, mas não deve ser a primeira opção para quem não teve filhos e deseja tê-los no futuro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias