É fundamental dialogar sobre sexualidade - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando de Sexo20/06/2022 | 15h18Atualizada em 20/06/2022 | 15h18

É fundamental dialogar sobre sexualidade

Ainda hoje, o assunto é cercado por mitos e crenças, normalmente, ligados a preconceitos

É fundamental dialogar sobre sexualidade Reprodução / Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução / Reprodução
Lúcia Pesca e Andrea Alves

falandodesexo@diariogaucho.com.br

Por que, ainda hoje, as pessoas têm dificuldade de conversar sobre sexo? Costumam falar com amigos, mas ainda falam pouco com parceiro ou filhos. Não se fala das dificuldades, de tudo que envolve a sexualidade! 

Sim, é verdade! Quando falamos sobre sexualidade, não estamos abordando apenas a questão sexual: esse diálogo engloba pessoas, relações, sentimentos, desejos, cuidados, saúde. Enfim, falamos sobre a vida, não apenas sobre sexo. 

A sexualidade é um assunto que desperta diferentes sentimentos, como curiosidade, medos e fantasias. Ela faz parte de nossa vida íntima desde a infância, mas é um tema difícil de ser falado e conversado. 

A sociedade, muitas vezes, evita o assunto por receio ou constrangimento. O medo de ser criticado, descoberto e punido leva o indivíduo, geralmente, a esconder a verdade, criando segredos, às vezes, passados de geração para geração. Ainda hoje, as pessoas não sabem lidar de forma tranquila com o sexo, que é cercado por mitos e crenças, normalmente, ligados a preconceitos.

Reação química

Leia outras colunas

Por isso, nosso grande objetivo é estimular a educação sexual, da infância à vida adulta. Consideramos que levar informação às pessoas pode minimizar os problemas que envolvem a sexualidade. 

Ao conscientizar a sociedade disso, consequentemente, teremos queda nos números de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), gestações precoces e disfunções sexuais, o que vai trazer qualidade de vida para a população.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros