Entretenimento



Após capítulo histórico

Queimadas, briga entre irmãos e pegações: 10 momentos de "Pantanal" que "quebraram a internet"

Trama da Globo virou um dos maiores fenômenos das redes sociais, atraindo públicos de diferentes faixas etárias

29/06/2022 - 12h54min

Atualizada em: 29/06/2022 - 14h31min


Camila Bengo
Enviar E-mail
Reprodução / Globoplay
Atuação de Osmar Prado foi aclamada no capítulo desta terça-feira de "Pantanal"

O capítulo de terça-feira (28) deu o que falar em Pantanal, porque abordou um dos aspectos mais aguardados do remake: a devastação do bioma que tematiza a novela. Como à época da versão original a realidade da região pantaneira era bem diferente do que é agora, desde que o anúncio de uma nova produção foi feito, o público ficou curioso para ver como a trama abordaria as questões ambientais que assolam o Pantanal nos dias de hoje. 

A resposta veio no capítulo mais recente do folhetim, que mostrou de forma dolorosa a destruição causada pelas queimadas, com muitas sequências de partir o coração. Sobretudo porque as imagens, sabemos, são reais, e não coisa de novela. Por isso o capítulo quebrou a internet. Ou seja, virou o assunto da noite nas redes sociais.

O público reverenciou a importante função social cumprida pela novela, ao trazer ao horário nobre da TV aberta uma discussão latente, como é a destruição do bioma pantaneiro. E reverenciou também Osmar Prado, o Velho do Rio, que deu um verdadeiro show de atuação.

Mas a repercussão do episódio não foi um fenômeno isolado. Desde o início da primeira fase, raro é um capítulo de Pantanal que não tenha pelo menos uma cena capaz de "quebrar a internet" — seja por temas sensíveis ou por um bom besteirol. A novela é um verdadeiro fenômeno nas redes sociais, atingindo públicos de diferentes faixas etárias. E agora, com o folhetim próximo a chegar ao seu capítulo cem, a lista de sequências que agitaram a web já está para lá de extensa. 

Abaixo, GZH relembra outros momentos. 

Briga de Jove e José Lucas

A maior prova de que não há um capítulo ameno em Pantanal é que, na segunda-feira (27), a novela já havia quebrando a internet. O motivo foi a briga de Jove (Jesuíta Barbosa) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos) por causa de Juma (Alanis Guillen), tão aguardada pelos espectadores da trama. Afinal, fazia tempo que o filho mais velho de José Leôncio (Renato Goés/Marcos Palmeira) vinha tentando "talaricar" o caçula, mas este parecia não enxergar. 

Quando Jove finalmente parou de se preocupar com a disputa pela cela de prata do avô e resolveu tirar satisfações com o talarico José Lucas, a internet parou. Os espectadores foram à loucura, não economizaram nos memes sobre a cena (teve gente até comparando com a fatídica discussão entre Fiuk e Arthur no BBB 21) e, é claro, fizeram de Pantanal novamente um dos assuntos mais comentados do Twitter.

"Remember" de Filó e Zé Leôncio

Tão aguardada quanto a treta entre Jove e José Lucas foi o "remember" de Filó (Letícia Salles/Dira Paes) e José Leôncio, que ocorreu no melhor estilo "quem acredita sempre alcança", ainda na primeira fase da novela. Se teve alguém que batalhou por seu objetivo em Pantanal, esse alguém foi Filó.

Tudo bem que o objetivo não era lá tão edificante: tudo o que Filó queria era a chance de, novamente, "pegar de jeito" o então patrão, com quem havia se envolvido no passado. Mas ele resistia, e ela seguia na luta. 

Por isso que, quando Zé Leôncio finalmente cedeu aos encantos da guerreira Filó, a internet comemorou tal qual gol em final de Copa do Mundo. E ela também. Tanto que não quis mais saber de largar o peão. 

Beijos de Guta e Tadeu

Parece que os internautas pantaneiros são bem saidinhos, pois outro momento que deu o que falar na web foi o primeiro beijo entre Guta (Julia Dalavia) e Tadeu (José Loreto). Ou melhor, todos os beijos do casal deram o que falar.

E não é de se estranhar, porque a troca de saliva entre os dois é sempre um evento à parte. Teve até internauta questionando o quão "técnico" é o beijo dos personagens, tamanho o realismo impresso nas cenas. Por isso houve quem ficasse com inveja, mas também teve uma ala mais recatada que julgou exagerada a "entrega" dos atores.

O que é certo é que, se houver beijo entre Guta e Tadeu, por um motivo ou outro a internet vai parar. E diz aí, é ou não é para parar?

E o fim dos beijos entre Guta e Tadeu

O que causou mais reboliço que os beijos entre Guta e Tadeu foi só mesmo o fim deles. A cena  na qual Guta termina o namoro (ou seja lá o que eles tinham) com Tadeu, exibida nesta segunda, foi aclamada pelos internautas.

Isso porque, apesar da visível química dos beijões, o casal não tinha absolutamente nada a ver. E só quem não enxergava isso era o "póbi do Tadeu", que estava disposto a brigar com pai e mãe por causa da amada, quando ela sequer era capaz de retribuir um "eu te amo". Bem complicado!

Por isso que a web torcia pelo fim da relação dos dois, acreditando que o filho de Filó merece alguém que goste dele de verdade. Tipo Zefa (Paula Barbosa), que é apaixonada pelo peão em segredo. A boa notícia é que, se nada mudar em relação à trama original, em breve é o beijo dela e de Tadeu que promete parar a internet.

Maria e a"fivela de respeito"

Outro momento pantaneiro que deu o que falar foi quando Maria Bruaca (Isabel Teixeira) elogiou a "fivela de respeito" de Alcides (Juliano Cazaré). E não poderia ser de outra forma, pois a cena foi uma das mais engraçadas da novela até aqui (confira abaixo).

Só perdeu para a sequência em que Maria finalmente abriu a tal fivela de respeito, quando Alcides enfim cedeu aos encantos da esposa de Tenório (Murilo Benício). É preciso reconhecer que o peão até tentou resistir, mas foram tantas as investidas da patroa que uma hora a carne ficou fraca. 

Aí, tanto Maria quanto os internautas, que há tempos torciam para que ela conseguisse roubar o coração do crush, foram só alegria. 

Assalto a prima armada

E por falar em roubo, teve um que causou o maior furdunço na internet. Foi na primeira aparição de Irandhir Santos como Zé Lucas de Nada, depois de já ter dado vida a Joventino na primeira fase da novela. E o coitado já voltou sofrendo. 

Trabalhando como caminhoneiro, com toda sua benevolência, Zé Lucas dá carona para uma prostituta na estrada, a quem chama de "prima" — porque, como se orgulha de dizer,  é "filho e neto da put*". Só que a prima não estava tão bem intencionada assim e acabou não só por roubar o caminhão dele, como por apontar uma arma para a sua cabeça.

É claro que a web se solidarizou com Zé Lucas e ele virou o assunto mais comentado do Twitter já na sua primeira aparição na novela. O que naquela época os internautas não imaginavam é que, tempos depois, ele viraria o talarico oficial do Pantanal. Aí, teve gente que até começou a dar razão para a prima...

Pai e filho em cena

O que também fez lacrimejar os olhos dos pantaneiros de plantão foi o duelo de viola protagonizado por Almir Sater e seu filho Gabriel Sater. Gabriel vive o peão Trindade no remake, justamente o mesmo papel interpretado na trama original por seu pai, que agora dá vida ao chalaneiro Eugênio. 

Violeiros de mão cheia, seja na novela ou na vida real, os dois ostentaram os dotes musicais em uma cena de duelo que emocionou os espectadores. Quem ganhou com certeza foi o público, que acabou presenteado com um show de música, atuação e entrosamento entre pai e filho. 

Participação de Renato Teixeira 

Outra cantoria que fez cair um cisco no olho do público foi a protagonizada por Renato Teixeira. O cantor fez uma participação literalmente especial na novela, quando entregou tudo na cena da morte do peão Quim, personagem que na primeira fase foi vivido por seu filho Chico Teixeira. 

Morreu tocando viola, de tristeza, após receber a notícia de que seu melhor amigo Tião havia morrido pouco antes. A cena ficou tão impecável, pelo contexto e pela simbólica participação do sertanejo, que foi impossível não se emocionar. E aí só restou à internet quebrar mais uma vez. 

Primeiro beijo entre Juma e Jove

Por fim, não poderia faltar o primeiro beijo dos protagonistas Juma e Jove. É possível dizer com tranquilidade que essa foi a cena mais aguardada da novela até o momento, pois muito antes de ir ao ar, os internautas já vinham especulando como seria a beijoca do casal (e fazendo meme).

Mas apesar do jeitão "de poucos amigos" de Juma, a sequência foi uma fofura só. Juma abriu a defesa, Jove chutou a gol e a web comemorou o beijaço do casal queridinho de Pantanal. E se depender do Twitter, nada, muito menos Zé Lucas de Nada, vai ser capaz de separar os pombinhos. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias