Entretenimento



Em "Vale a Pena Ver de Novo"

Saiba por onde anda Iran Malfitano, o Orlandinho de "A Favorita"

Ator mineiro é pai coruja de uma menina de 10 anos, está solteiro e com saudade de atuar em novela

23/06/2022 - 08h31min

Atualizada em: 23/06/2022 - 08h32min


GZH
GZH
Frederico Rozario / Tv Globo

Entre os rostos que são possíveis reencontrar na reprise de A Favorita, no Vale a Pena Ver de Novo, está o de Iran Malfitano, na época com 26 para 27 anos, hoje com 40 anos — ele completa 41 em outubro. 

O personagem Orlandinho, nessa novela, foi seu último trabalho pela Globo, em 2008. Solteiro e pai de Laura, 10 anos, o ator mineiro, natural de Belo Horizonte, contou em entrevista ao GShow o que anda fazendo na atualidade.

— Gosto muito de esporte, correr e pedalar. Tenho lido bastante, visto cursos na internet, ampliando meus horizontes, voltei a fazer inglês e estou me dedicando a Laurinha, o amor da minha vida. Estou focado em mim, aprendendo outras coisas. O coração não está preenchido. A vida é um dia de cada vez, e nada é como um dia após o outro — filosofou.

 Há 14 anos, quando interpretava Orlandinho, o ator era focado completamente na carreira artística. A maturidade trouxe uma forma ampliada de olhar para as oportunidades de trabalho e possibilidades de renda. Na entrevista, ele comenta que agora está ampliando o leque. Mas enfatiza que parar de atuar nunca esteve em seus planos:

— Estou querendo trabalhar paralelamente com outras coisas, mas nunca passou na minha cabeça parar de atuar. Se puder, fico na frente das câmeras e nos palcos até o último suspiro da minha vida. Agora, pretendo ter projetos fora da arte também, estou pensando em abrir um negócio de apicultura.

João Miguel Júnior / TV Globo,Divulgação
Iran Malfitano com colegas de elenco em "A Favorita", novela na qual interpretou Orlandinho

 Durante a entrevista, o ator relembrou momentos marcantes da novela A Favorita:

— O Orlandinho foi muito marcante, muito gostoso de ter feito. Segunda vez que trabalhei com João Emanuel Carneiro, a primeira foi em Cobras & Lagartos, o texto dele é muito bom. O Orlandinho começou como uma participação e acabou ficando até o final da trama. Uma oportunidade de contracenar com o Cauã (Reymond) de novo, após a Malhação, e também com a  Suely Franco e a Débora (Secco).

 Em 2019, o ator virou notícia após surgir trabalhando como motorista de aplicativo. Iran acabou reconhecido por uma pessoa que assistiu ao espetáculo e o assunto ganhou visibilidade na mídia. Ele se diz satisfeito com a experiência:

— Trabalhei durante 4 ou 5 meses como motorista de aplicativo, sou um cara comunicativo e minha nota era alta, 4,98.  Foi muito bom porque precisava trabalhar, como não estava pintando nada, não quis ficar em casa, mente vazia não é muito bom, fui ocupar meu tempo. Foi uma experiência boa. 

Ainda em 2019, participou da série Juacas, exibida pelo Disney Channel Brasil. Seu último trabalho na TV foi na novela Gênesis, na Record, no ano passado. Na mesma emissora, ele já havia participado de A Terra Prometida (2016). 

— Tenho muita vontade de voltar a trabalhar na televisão, me satisfaço muito e me empenho demais. Gostaria de fazer todos os personagens que ainda não fiz, cada um tem sua particularidade. Tenho alguns atores que gostaria de contracenar, como Tony Ramos e Antonio Fagundes. E sou feliz com os amigos que a arte me deu: Gracindo Júnior e Jackson Antunes - disse. 

Ver Descrição / Ver Descrição
Iran e Rafa Mandelli em "Malhação"

A carreira

Seu primeiro protagonista na Globo foi em Malhação, como Gui, na  oitava temporada, em 2001 . Antes, já tinha feito uma participação na novela juvenil e interpretado o personagem de José Mayer na juventude, em Laços de Família. Iran começou na profissão frequentando a Oficina da TV Globo.

—  O Gui foi muito legal e importante porque o peso do personagem cresceu muito, o volume de cena que tinha, tinha um cenário meu, entendi o fluxo de gravação, a importância de estar com um texto bem decorado. Depois fiz Kubanacan, que foi uma delícia porque saí com a Rafa Mandelli de Malhação e fizemos como casal na novela também. Contracenei com Humberto Martins, muitas lembranças boas. Em seguida, teve Bang Bang, Cobras & Lagartos. Tenho carinho por todos os personagens que fiz —  relembrou. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias