Entretenimento



Presente para o público

Theatro São Pedro festeja 164 anos com atrações gratuitas

Música erudita, show, peça, feira, orquestra e samba: programação atende a gostos variados

22/06/2022 - 08h43min

Atualizada em: 22/06/2022 - 08h46min


Loraine Luz
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Inaugurado em 1858, Theatro São Pedro, no centro de Porto Alegre, é símbolo da cultura gaúcha

 Quer sambar? Vá ao teatro. Quer ver e ouvir uma orquestra? Vá ao teatro. Quer experimentar uma ópera? Vá ao teatro. Assistir a um show? Vá ao teatro. Conferir uma feira multicultural? Vá ao teatro.

O Theatro São Pedro (TSP) completa 164 anos neste mês focado em ser a resposta para, senão todas, a maior parte dessas perguntas. Diversidade é a marca da programação que a casa preparou para a comemoração. Dilmar Messias, diretor artístico da Fundação TSP e curador da semana especial, comenta sobre a escolha das atrações:

— Os que não estão participando certamente já estiveram ou estarão conosco durante este ano, que promete uma efervescência cultural. Fala-se muito do público do São Pedro, de sua fidelidade e seu entusiasmo. Mas ele é variado e suas escolhas, também.  

A abrangência não é um objetivo pontual. O TSP almeja expandir continuamente suas possibilidades enquanto casa de expressão da cultura. O fôlego é juvenil, apesar de mais de um século e meio de atividades: a administração do espaço está imbuída de concluir ainda neste ano as obras do Teatro Oficina, no Multipalco, e dar início às obras do Teatro Italiano, também no Multipalco. O presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt, lidera o projeto.

Na data exata do aniversário, 27 de junho, um combinado de atrações é exemplo dessa diversidade almejada: orquestra e samba na mesma ocasião (confira a programação completa abaixo).

— Este encontro do erudito com o popular torna a festa completa. Além disso, temos o que comemorar, pois a Imperadores do Samba se sagrou campeã com o enredo Um Espetáculo Entre os Palcos da Cidade, uma homenagem ao Theatro São Pedro — comenta Messias, cuja trajetória guarda memórias significativas naquele espaço.

Foi em 1979 que, pela primeira vez, ele pisou ali enquanto diretor, na peça Faça-Se a Luz Para o Esclarecimento do Povo, na qual se destacavam Sandra Dani e Luiz Carlos de Magalhães. Como ator, estreou no TSP em 1986, na peça As Aventuras de Mime Apestovich do Início ao Meio, que também escreveu e dirigiu. E, sobretudo, sua estreia como espectador de teatro foi ali, em 1956:

— Eu tinha oito anos e a peça era A Fada Macambira, do bageense Pedro Waine, com direção de Glênio Perez e música de Lupicínio Rodrigues. Experiência inesquecível.

A programação

SITE OFICIAL PEDRO TAGLIANI, DIVULGAÇÃO
Show de Pedro Ta gliani abre a programação

Quarta, dia 22

Às 19h, Sarau do Solar Solidário, projeto da Assembleia Legislativa que apresenta o show do guitarrista e compositor Pedro Tagliani.


Sexta, dia 24

Às 20h, a ONG Sol Maior apresenta toda a diversidade do projeto responsável por oficinas gratuitas de música e aulas de dança, que atende cerca de 450 alunos, entre crianças e adolescentes.

Sábado, dia 25

Às 20h, apresentação da Orquestra Jovem TSP, com regência da maestrina Keliezy Severo. Repertório erudito e popular, com obras nacionais e internacionais.


Domingo, dia 26

A partir das 11h, edição especial da Feira POA Criativa, na Praça Multipalco, uma feira multicultural, com diversidade gastronômica.
Às 18h, concerto oficial da Orquestra TSP, com regência do maestro Evandro Matté e três solistas convidados: o músico alemão Christoph Hartmann (oboé) e os brasileiros Fernando Deddos (Eufônio) e José Milton Vieira (Trombone).


Segunda, dia 27, data do aniversário

A partir das 17h, na Praça Multipalco, será realizada a Festa para São Pedro, com três atrações ao ar livre: Sol Maior, Orquestra Jovem TSP e Imperadores do Samba, escola de samba campeã do Carnaval 2022, com show especial na Concha Acústica do Multipalco.
O evento terá venda de comidas e bebidas típicas das festas de São João. A distribuição de pipoca e quentão é gratuita.
 Às 17h, ocorre o lançamento do projeto Visita Orquestrada ao TSP, no palco principal. São oito vídeos sobre a história e os bastidores do teatro a partir de uma personagem especial, Dulce Miranda (interpretada por Bruna Tessuto), uma atriz fantasma que habita o local desde o século 19. Os vídeos estarão disponíveis no canal do TSP e da Orquestra TSP no YouTube.

Camila Hermes / Agencia RBS
Ítala Nandi ganhará homenagem no dia 29

Quarta, dia 29

Às 12h30, a cantora Tássia Minuzzo apresenta o show Tributo a Piaf, acompanhada pelo pianista Michel Dorfman, no Foyer Nobre. O recital é uma homenagem à reabertura do TSP, que ocorreu em 1984, com o espetáculo Piaf, da grande dama do teatro brasileiro Bibi Ferreira.
Às 21h, espetáculo de Ítala Nandi, Paixão Viva, seguido de uma solenidade especial na presença da atriz: uma placa será afixada na galeria dos homenageados do TSP, por seu trabalho em prol da cultura.


Quinta, dia 30

Às 18h30, a quarta temporada do projeto Mistura Fina, no Foyer Nobre, apresenta o grupo Alma Lusitana, com fados consagrados, ao lado do artista Jairo Klein e sua personificação de Fernando Pessoa.

* Todas as atrações são gratuitas. Aquelas que ocorrem no TSP têm entrada mediante a doação de 2kg de alimento não perecível, que serão recebidos no hall. O montante arrecadado será entregue a ONGs cadastradas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias