Entretenimento



No ar

Afastado da TV e dedicado a espaço cultural no Paraná: por onde anda Luís Melo, o Batista de "O Cravo e a Rosa"?

Ator curitibano ficou conhecido por viver vilões em diferentes programas da Globo

05/07/2022 - 11h54min

Atualizada em: 05/07/2022 - 12h34min


GZH
GZH
Globo / Divulgação
Em "O Cravo e a Rosa", Luís Melo dá vida a Batista, banqueiro que leva uma vida dupla

Em O Cravo e a Rosa, atualmente sendo reprisada na Globo, Luís Melo dá vida a Batista, um rico banqueiro que, por trás do discurso moralista, leva uma vida dupla: ao mesmo tempo em que mantém as filhas Catarina (Adriana Esteves) e Bianca (Leandra Leal) com uma vida de luxo, é casado secretamente com a lavadeira Joana (Tássia Camargo), para quem finge que é pobre.

Na época, Melo já era conhecido dos noveleiros. Ele estreou na TV em 1985, no programa infantil Catavento, da TV Cultura. Dez anos depois, em 1995, foi escalado para sua primeira novela: Cara e Coroa, da Globo.

Conhecido por viver vilões, Melo atuou em produções como Pecado Capital (1998), A Padroeira (2001), A Casa das Sete Mulheres (2003) e América (2005). Porém, faz tempo que o público não reencontra o ator curitibano, que hoje está com 64 anos — o último folhetim do qual participou foi O Outro Lado do Paraíso, de 2017, no papel do juiz Gustavo, casado com Nádia (Eliane Giardini).

Raquel Cunha / TV Globo/Divulgação
Em "O Outro Lado do Paraíso" (2017), Luís Melo viveu o juiz Gustavo, casado com Nádia (Eliane Giardini)

— Entre os meus personagens mais populares, o Batista ganha com certeza. As pessoas lembram muito, a abordagem é sempre muito carinhosa, o tratamento da minha relação com a Tássia Camargo, que tinha a brincadeira do periquito e a periquita, as pessoas sempre chegam com essas lembranças para ter uma conversa sobre a história — lembrou o ator.

Antes da pandemia, Melo estava escalado para atuar na novela Nos Tempos do Imperador (2021). Ele chegou a gravar algumas cenas, mas acabou substituído pelo ator Ernani Moraes porque fazia parte do grupo de risco do coronavírus.

O artista mantém o contrato fixo com a emissora, mas tem se dedicado mesmo ao seu projeto Campo das Artes, um espaço cultural no município de Balsa Nova, que fica a 40 quilômetros de Curitiba, no Paraná. Lá, ocorrem exposições de arte, além de oficinais variadas.

— O Campo das Artes é o meu projeto de vida — declarou, em entrevista ao Uol. — Tem a ver com o mesmo motivo que me fez sair de Curitiba: procurar um espaço onde se pudesse desenvolver um trabalho de pesquisa teatral.

Nas redes sociais, ele compartilha a rotina no complexo cultural. O ator também costuma divulgar os espetáculos teatrais e eventos dos quais participa.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias