Entretenimento



Estrelas da Periferia

Ator de Venâncio Aires mostra as vivências do povo negro através de sua arte

Sérgio Rosa irá lançar no dia 13 de agosto seu terceiro documentário: "O Lado Negro de Venâncio"

26/07/2022 - 10h10min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Instagram / Reprodução
De Venâncio Aires para o mundo através de sua arte

Ator, escritor, poeta, palestrante, colunista, ativista e, mais recentemente, cineasta. Sérgio Rosa, de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, acumula experiências diversas, mas, em todas elas, tem como foco principal mostrar para o Brasil inteiro as vivências do povo negro. Dar voz a uma população tradicionalmente invisibilizada é o que move esse inquieto artista de 44 anos, mais de 20 deles dedicados à arte.

Cria do teatro, é no palco que Sérgio se diz mais realizado, apesar de já ter se embrenhado pela literatura e, desde o início da pandemia, ter se dedicado às produções audiovisuais.

– A arte reverbera em mim, eu sou a arte e tenho o teatro como minha mola propulsora – garante ele.

Instagram / Reprodução
No palco, onde se sente mais realizado

Com o objetivo de dar espaço ao povo negro do Brasil e do mundo, Sérgio criou o Afro Cena, canal no YouTube em que entrevista personalidades da cultura afro, que contam suas histórias, vivências, resistências e resiliências.

– O importante é poder semear esses conteúdos, essas narrativas, para que possamos fazer a nossa sociedade mais consciente, humanizada, voltada para todos e de todos – afirma.

Referências

Apaixonado por atuação desde a adolescência, Sérgio tem como principais ídolos nomes como Lázaro Ramos, Zezé Motta e Milton Gonçalves (1933 – 2022). No cinema, bebe da fonte de Spike Lee, cineasta famoso por dar destaque a questões raciais.

Combate ao racismo

Instagram / Reprodução
Sérgio dá voz a uma população invisibilizada

Sérgio lembra que o Rio Grande do Sul lidera um triste ranking nacional: é o Estado com maior número de denúncias de racismo. Por isso, ressaltar a importância da população negra na formação da cultura nacional é mais do que um projeto de vida: é uma luta diária para o ator. Depois de filmar dois documentários de forma independente (Sou Quilombo, com depoimentos de quilombolas do país inteiro, e 20 por 50, a respeito do cinquentenário do Dia da Consciência Negra), Sérgio se prepara para mostrar ao público seu terceiro trabalho audiovisual. Em O Lado Negro de Venâncio, mais de cem pessoas do município soltam suas vozes em um mosaico de narrativas. 

– Para nós, quando a coisa está preta, é porque está boa. Não nos víamos representados. A gente se viu no invisível – explica ele, que adianta o que será mostrado no novo projeto:

– É uma grande aula de história, falando sobre negritude a partir do olhar dessas pessoas negras.

Arquivo Pessoal / Divulgação
Com Jaque Santos, parceira na produção do documentário

Com estreia marcada para o dia 13 de agosto, em Venâncio Aires, O Lado Negro de Venâncio em breve estará disponível para o público em geral, dividido em episódios, que serão postados no canal do artista no YouTube.

Plantar bons frutos para colher uma sociedade mais justa e igualitária: este é um dos propósitos de Sérgio com sua arte.

– Busco deixar sementes, principalmente para nossas crianças e adolescentes. Traduzir para eles aquilo que acredito ser importante para transformar nossa sociedade, uma sociedade com pessoas melhores. E me utilizo da arte como ferramenta de problematização, instigação – finaliza.

AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!

/// Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para michele.pradella@diariogaucho.com.br.

/// Para falar com Sérgio Rosa, ligue para 99670-1033.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias