Entretenimento



Falando de Sexo

Demoro para ejacular: o que fazer?

A origem do problema quase sempre é psicológica

21/07/2022 - 15h41min

Atualizada em: 21/07/2022 - 15h43min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com 44 anos e aprendi que o homem deve segurar a ejaculação, para proporcionar mais prazer à parceira. Então, demoro muito para ejacular e sempre pensei que isso fosse bom, mas parece que não é. As mulheres cansam! E a minha namorada disse que acaba sendo ruim. Como resolver isso?

Amigo, os homens também podem apresentar dificuldade em chegar ao orgasmo. A origem é geralmente psicológica. 

Muitos pensam que ejaculação e orgasmo são a mesma coisa, mas não: podem acontecer separadamente. É perfeitamente possível que um ocorra sem o outro. 

Leia outras colunas

Situações diferentes

Quando o homem não consegue gozar durante a penetração, ele apresenta anorgasmia masculina, o que não é comum, e se caracteriza pela dificuldade de ter a sensação de alívio da tensão sexual própria ao orgasmo (quando há a contração e relaxamento muscular) mesmo havendo ejaculação. Em outras palavras, é como se a ejaculação acontecesse sem o prazer. 

Outra questão é quando até consegue atingir o orgasmo, porém só após uma intensa e prolongada estimulação oral ou manual e muito dificilmente através da penetração. Nesta condição, o homem frequentemente extrapola o tempo considerado satisfatório pelo casal para chegar à ejaculação. Em alguns casos, não chega a ejacular.

As causas podem estar em alguns medicamentos que podem levar ao retardo da ejaculação e à diminuição de desejo sexual e prazer. Porém, essa não pode ser considerada a única causa do transtorno. O fator psicológico é muito importante, talvez o principal. 

O ideal é procurar um urologista para investigar a origem do problema. Se for o caso, será encaminhado para a terapia sexual, que é o modo mais efetivo para tratar disfunções dessa natureza.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias