Entretenimento



Falando de Sexo

Falta de sexo faz mal para a saúde?

Sem relações sexuais, as pessoas podem ficar mais ansiosas

31/07/2022 - 16h10min


Lucia Pesca
Andrea Alves
Reprodução / Reprodução

Estamos casados há 30 anos. De um ano para cá, a minha esposa não tem mais vontade de fazer sexo. Eu estou com 55 anos, ela, 54. O que pode acontecer quando paramos de transar?

Sem sexo, você pode se sentir mais ansioso. Quando está estressado, a vida sexual vai parar no fim da sua lista de prioridades. Porém, por outro lado, transar ajuda a combater sua ansiedade. O sexo diminui a quantidade de hormônios que seu corpo libera em resposta ao estresse.

Além disso, o relacionamento muda quando o casal para de transar. O sexo banha seu cérebro em um “resplendor” químico que dura cerca de dois dias e ajuda a ligá-lo ao seu parceiro a longo prazo. Sem isso, você pode perder um pouco da satisfação no seu casamento. Casais que transam pelo menos uma vez por semana parecem ser mais felizes. A intimidade física ajuda a construir confiança e compreensão entre você e seu par.

Leia outras colunas

Outras consequências

Sem sexo, você tende a ter problemas mais tarde. Pode parecer estranho, mas a expressão “use ou perca” se aplica nesta situação. Para as mulheres na menopausa, o tecido vaginal pode ficar fino, encolher e ressecar sem relações sexuais regulares. Isso torna o sexo doloroso e enfraquece o desejo. 

Algumas pesquisas dizem que homens que fazem sexo menos de uma vez por semana têm duas vezes mais chances de desenvolver disfunção erétil (DE) do que aqueles que transam semanalmente.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias