Entretenimento



Falando de Sexo

Parar de fazer sexo pode ser um problema?

Os benefícios da prática sexual são comprovados pela ciência

19/07/2022 - 15h14min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Em um papo com amigas, concluímos que várias de nós estão há um bom tempo sem transar. Aí, uma das gurias falou que não fazer sexo é ruim para a saúde. É verdade?

Os benefícios da atividade sexual para o corpo e a mente já estão comprovados pela ciência há anos. A sexualidade é um elemento importantíssimo, mas se alguém decide abrir mão dela pode permanecer saudável.

A abstinência sexual é um problema quando a pessoa não escolhe ficar sem sexo, quando isso causa uma preocupação, um desejo frustrado. Os efeitos sobre a autoestima podem levar à irritabilidade, depressão e ansiedade. 

Essa parada sexual não desejada pode provocar diversos problemas. Sabemos que as sociedades mais agressivas são também as mais abstêmias ou reprimidas. 

Leia outras colunas

Preste atenção

Às vezes, não levamos em conta a questão física: a vagina é um músculo que, se não trabalhado, acaba ficando flácido e atrofiado. Algo muito parecido ocorre nos homens, com aumento do risco de câncer de próstata. A falta de relações sexuais também pode levar à disfunção erétil (impotência). O ato sexual regular permite conservar a potência da mesma forma que a atividade aeróbica mantém a capacidade física. 

Se não há uma parceria para a atividade sexual, seja você seu melhor estímulo. Fantasie, leia, crie histórias e se toque sexualmente. Tudo isso auxiliará na produção de substâncias e hormônios que lhe trarão mais prazer de viver e ajudarão a atrair outras pessoas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias