Entretenimento



Falando de Sexo

Vida sexual muda com o avanço da idade

O tempo deixa sua marca em todas as partes do seu corpo

05/07/2022 - 16h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com 73 anos e preocupado com as mudanças na vida sexual. Parece que tudo está diminuindo. Isso é só comigo?

Caro leitor, você não é um extraterrestre. O corpo humano vai mudando com a idade, e o homem também sente essas mudanças nos genitais.

A primeira coisa a fazer é procurar um urologista para uma avaliação do que você está sentindo e, a partir daí, fazer o tratamento possível.

A idade deixa sua marca em todas as partes do seu corpo, inclusive em seu pênis. A partir dos 40 anos, seus testículos produzem menos testosterona, o hormônio que ajudou seu órgão a crescer e alimenta seu desejo sexual. O declínio da testosterona, juntamente com outras coisas relacionadas ao envelhecimento, pode alterar o tamanho, a forma e a função desse órgão tão importante.

Leia outras colunas

Sugestões

A redução no tamanho do pênis pode estar relacionada ao envelhecimento ou a outras condições, como pressão alta e vasos sanguíneos entupidos (arteriosclerose), que reduzem o fluxo sanguíneo para a região íntima. Pela mesma razão que seu pênis encolhe com o avanço da idade, seus testículos também ficam menores.

Além disso, seu pênis perde a sensibilidade à medida que envelhece. Portanto, pode levar mais tempo para você ficar excitado e chegar ao orgasmo.

A disfunção erétil se torna mais um problema com o passar do tempo. Aos 70 anos, cerca de 70% dos homens terão problemas para obter uma ereção. Felizmente, os médicos têm vários medicamentos e soluções cirúrgicas para este desconforto.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias