Entretenimento



Estrelas da Periferia

Grupo Fina: som que vem da Restinga

Pagodeiros estão na estrada há oito anos e começam a chamar a atenção do público no Rio de Janeiro. 

09/08/2022 - 15h47min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Entre agosto e setembro, grupo fará turnê em Santa Catarina e no Rio de Janeiro.

Há cerca de oito anos, na Restinga, zona sul da Capital, amigos de infância criaram o grupo Fina. Apaixonados por pagode, os músicos sempre sonharam em misturar referências clássicas do gênero no país, como Delcio Luiz e Carlos Caetano, com nomes mais recentes do ritmo, como Tiee, Braga e Thiago Soares. 

- Logo no começo, conseguimos conquistar a admiração do público em um gênero que sabemos que é muito competitivo por aqui. Sempre investimos em um repertório que mescla referências para nós, desde os anos 1990 e 2000 até a atualidade - celebra Vitor Miranda, vocalista do grupo. 

Conheça outras histórias da seção

Padrinho famoso

Mesmo com o pontapé inicial positivo, o grupo enfrentava perrengues, comuns a boa parte das bandas em começo de carreira. Até que, em julho de 2015, a turma gravou a primeira música: Reacender. Porém, outra faixa, Porto Alegre É Meu Lugar, acabou chamado a atenção do público. 

A música, composta por Ronaldinho Gaúcho em parceria com um amigo, na época em que o craque jogava no Atlético-MG, chegou ao conhecimento dos integrantes do Fina, que gostaram da canção.

- A gente ouviu e começou a colocá-la no nosso repertório. O Ronaldinho escutou a nossa versão e autorizou que a gente fizesse a gravação na época - lembra Vitor. 

Depois dessa boa ajuda, o grupo foi ganhando destaque nas rodas de samba e de pagode na Capital, nas principais casas noturnas do gênero e no interior do Estado. Agora, entre agosto e setembro, os pagodeiros farão turnês por Santa Catarina e pelo Rio de Janeiro. 

A mais recente canção da banda, Voltei pra Bebedeira, é de composição do carioca Braga e acabou ganhando destaque no canal Samba do Madureira, no YouTube, um dos mais conhecidos do Rio. 

- Esse clipe ganhou destaque, e caímos na boca da galera de alguns redutos do Rio de Janeiro. Por isso, dizemos que o Fina é a #bandadopovo - finaliza Vitor.

Ainda integram o grupo Jr. Pererê, Jr. Sales, Henrique Salles e Vitor Espíndola.

Pitaco

Diego Garcia, produtor artístico do grupo, fala sobre o Fina:

- A vitalidade deste grupo me surpreendeu. Eles fazem um som muito limpo e organizado. Parabéns, meninos, estão no caminho certo!

Aqui, o espaço é todo seu

- Para falar com a banda, ligue para 9857-46802. 

- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias