Entretenimento



Em entrevista

"Os direitos das mulheres não são permanentes. Temos que nos manter vigilantes", alerta Renata Sorrah

Atriz de 75 anos falou sobre as mudanças que enxerga na sociedade

10/08/2022 - 13h50min

Atualizada em: 10/08/2022 - 13h51min


Estevam Avellar,TV Globo / Divulgação
Renata Sorrah sobre os direitos das mulheres: "É uma conquista diária"

A atriz Renata Sorrah, 75 anos, não costuma ficar em cima do muro e se posiciona com frequência em prol dos direitos humanos nas redes sociais. Em entrevista ao portal Universa, publicada nesta quarta-feira (10), foi questionada se a sociedade está menos machista hoje e quais mudanças sente em relação ao início de sua carreira. 

— Vou citar (a escritora) Simone de Beauvoir. Ela diz que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. É uma conquista diária. Nós temos que nos manter vigilantes durante toda a vida. Hoje no Brasil estamos enfrentando um momento difícil, estranho. Se o país não tomar cuidado, vai virar decadente. Acredito que isso acabe logo. Mas existem alguns movimentos que estão explodindo, maravilhosos, que são o movimento antirracista e o movimento LGBT+ — respondeu ela.

Para ela, a sociedade está muito melhor hoje do que anos atrás, quando começou na televisão e no teatro.

— Temos atores negros protagonistas. Relações homoafetivas estão sendo vividas livremente. É um começo. Mas ainda há muita luta pela frente. Precisamos de muitas conquistas no enfrentamento do racismo estrutural, do feminicídio, da homofobia e da ameaça aos povos originários... Meu Deus, como eles precisam! Eu espero sinceramente que os meus netos façam parte dessas lutas e que a geração deles avance ainda mais nessas pautas — disse.

Sobre postar mensagens políticas em seu perfil do Instagram, Renata diz ser um "dever de todo cidadão". 

— É meu dever de cidadã, em primeiro lugar. Mas acho muito importante os artistas se posicionarem, também. Porque nós temos voz — refletiu.

Por fim, a atriz afirmou esperar que, quando a pandemia se dissipar, as pessoas entendam que precisam mudar. 

— Voltarmos ao que éramos antes não pode estar nos planos. É preciso que haja mesmo uma renovação. Uma renovação cultural, política, social, afetiva. A gente precisa ser mais colaborativo e menos competitivo. Não dá para superar a pandemia e continuarmos como antes, as florestas continuarem a arder, por exemplo. A gente deveria ter aprendido tanta coisa...

Últimas Notícias