Entretenimento



Falando de Sexo

Quais são os efeitos de um trauma afetivo?

Estudos mostram que a grande maioria das pessoas sofre traumas durante namoros

08/08/2022 - 15h43min

Atualizada em: 08/08/2022 - 15h44min


Lucia Pesca
Andrea Alves
Reprodução / Reprodução

Meu último namoro foi traumático. O sexo era bom, mas ele vivia me colocando para baixo. Eu terminei o relacionamento, mas, desde lá, não consigo ficar com outro homem. Será que eu estou exagerando ou é normal ficar assim?

Estudos mostram que a grande maioria das pessoas sofre traumas durante namoros.

Sente que está traumatizada ao tentar encontrar um parceiro? Você não está sozinha, amiga. Tanto homens quanto mulheres estão começando a apresentar sintomas disso devido à experiência no mundo moderno dos relacionamentos. O interessante é que os gatilhos dos traumas que as pessoas experimentam nem sempre envolvem estupro, agressão ou outros impactos mais contundentes.

Leia outras colunas

Rejeição

O trauma do namoro, geralmente, envolve vários pequenos abalos, como rejeições repetidas. Todos nós temos que aprender a lidar com a rejeição. No entanto, isso não significa que vai parar de doer de uma hora para outra. 

Outra situação que traumatiza é o ataque praticado pelas pessoas que você rejeita. Mulheres enfrentam muito isso online. Depois de um tempo, é normal parar de achar homens tão atraentes como antes e deixar de falar com eles, e é aí que acontece, muitas vezes, o abuso verbal, que é difícil identificar como algo traumatizante.

Para você entrar em outro relacionamento, tem que se curar desses pequenos traumas. Dessa forma, conflitos antigos não serão gerados em uma nova relação. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias