Entretenimento



Entrevista

"Som Brasil" retorna à TV com homenagem aos 20 anos de carreira de Thiaguinho: "Sinto que valeu a pena"

Especial que vai ao ar nesta quarta-feira na Globo traz bate-papo com Pedro Bial e canjas

09/08/2022 - 08h35min

Atualizada em: 09/08/2022 - 08h35min


Camila Bengo
Enviar E-mail
Mauricio Fidalgo / Globo / Divulgação
"Som Brasil" retorna à TV nesta quarta-feira com homenagem a Thiaguinho

O Brasil inteiro conhece Thiaguinho, mas pouca gente sabe quem é Thiago André, o homem por trás do combo de "ousadia e alegria", seu lema, que arrasta multidões em shows pelo país. É este Thiago André o protagonista do programa que marca o retorno do Som Brasil à tela da TV Globo, com exibição nesta quarta-feira (10), após a novela Pantanal.

Histórica por reverenciar desde 1981 grandes nomes da música brasileira, a atração volta após um hiato para celebrar os 20 anos de carreira de Thiaguinho, completados em 2022. A homenagem é motivo de alegria para o pagodeiro, que iniciou sua carreira justamente no reality da Globo Fama, em 2002, e era fã do Som Brasil desde a infância. Ele inclusive chegou a subir ao palco do programa em 2011, na edição que abordou a trajetória de Elza Soares, e volta agora com o status de também homenageado. 

— O Som Brasil era a oportunidade que eu tinha para ver shows dos artistas de que eu gostava, porque não tinha show deles na minha cidade. Uma das minhas lembranças mais especiais é a de ter participado ao lado de Elza Soares. Guardo isso com carinho no meu coração — diz Thiaguinho.  

Neste retorno, a premissa do programa segue a mesma: reverenciar os grandes artistas nacionais. O formato, porém, será mais aos moldes de documentário, mesclando as tradicionais canjas musicais — no caso de Thiaguinho, de hits como Ousadia e Alegria, Caraca Muleke e Falta Você — com entrevistas. 

E o entrevistador é ninguém menos que Pedro Bial, que conduz o papo com Thiaguinho abordando momentos da infância do cantor em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; a participação no Fama; os tempos de Exaltasamba, grupo do qual foi vocalista por nove anos; e o estrelato da carreira solo, marcada por 11 álbuns, uma indicação ao Grammy Latino e diversos prêmios conquistados. Mas no programa, segundo adianta Bial, o pagodeiro compartilha confidências que permitirão ao público conhecê-lo para além desta trajetória artística. 

— Thiaguinho tem uma história surpreendente, um jeito menino que vai chegando aos pouquinhos, de mansinho. Veio do Centro-Oeste e, de repente, reflete um Brasil do samba, com muita originalidade. Ele vem de uma família com uma história igualmente inspiradora e muito generosa — diz o jornalista.

A família do cantor também participará da atração. Um dos pontos altos deve ser o dueto de Thiaguinho com a mãe, Glória Maria, com quem cantará a música Fascinação. Foi ela a grande responsável pela opção de Thiaguinho pela música, como ele conta, pois desde cedo o levava para acompanhar os ensaios do coral religioso no qual cantava. Já o pai, João, ex-engraxate, o músico diz ser seu maior exemplo de perseverança. 

— Eu cresci vendo eles (os pais) o tempo todo fora de casa, buscando uma vida melhor e digna para mim e para a minha irmã, e isso serviu de muita inspiração. Sempre que meu pai se envolveu em algo, foi de maneira entregue. Todos os lugares que eu frequentava ele era o líder, e isso me fez crescer com essa forte referência em casa, é minha inspiração para nunca desistir — conta Thiaguinho. 

Outra referência para ele é o também pagodeiro Péricles, ex-companheiro de Exaltasamba. O músico reencontrará Thiaguinho no palco do Som Brasil, onde apresentarão as canções Jogo da Sedução, Livre pra Voar e Tá Vendo Aquela Lua, que marcaram época no Exalta. 

Mas apesar da luxuosa comemoração no Som Brasil, as celebrações pelos 20 anos de carreira do músico não param por aí. Na quinta (11), Thiaguinho lança um novo álbum, Meu Nome É Thiago André, cujo repertório é formado por regravações de músicas que marcaram sua vida. Inicia também uma turnê de shows que deve passar por Porto Alegre no dia 3 de setembro, às 16h, na Arena do Grêmio.


Abaixo, confira bate-papo com Thiaguinho:

Qual foi a importância do Fama na sua trajetória?
Foi fundamental! Foi o início desse sonho que eu vivo há 20 anos. É muito bom poder trabalhar com o que eu amo e me conectar com tantas pessoas ao longo dessa caminhada.  

Passados 20 anos, que sentimento tem ao voltar para a emissora onde foi revelado, agora como homenageado de um programa como o Som Brasil?
Eu sinto que valeu a pena toda essa caminhada e me sinto energizado para o que virá para o futuro. É muito bom comemorar 20 anos vivendo do meu sonho, e comemorar com este especial. 

Além de contar a sua história, o programa promete trazer muita música. O que pode adiantar sobre o repertório que será apresentado?
O projeto Som Brasil: Meu Nome É Thiago André para mim é uma alegria só. Poder relembrar os sons e pessoas que fizeram do Thiaguinho quem ele é, no palco, cantando, vendo rostos conhecidos, revendo a minha história… É uma emoção sem tamanho. Trabalhamos muito neste especial, e ele está uma coisa linda. Espero que todo mundo viaje comigo nesse setlist e viva essa vibe comigo.

Se você precisasse definir uma música como a mais importante da sua carreira até aqui, qual seria e por quê?
Não tem como! Cada música e cada projeto fala de um momento meu e da vida de cada uma das pessoas que me acompanham. São como filhos… A gente ama todos de um jeito diferente, porque são todos especiais.

Um dos momentos mais aguardados do programa é o dueto que você fez com sua mãe. Qual foi o papel da sua família para que chegasse ao lugar em que está hoje?
Nossa! Sim! É um dos momentos mais lindos que temos neste show. É uma honra dividir o palco com essa mulher que sempre foi o meu exemplo de ser humano e de amor. Minha família é a minha base e o meu alicerce. 

O Brasil inteiro sabe quem é o Thiaguinho, mas quem você diria que é o Thiago André?
A brincadeira é essa… A verdade é que vocês conhecem tanto o Thiago André quanto o Thiaguinho. São duas partes da mesma moeda. E vocês podem me chamar do jeito que quiserem. Porque já somos íntimos, né? Vinte anos de amizade! (risos


MAIS SOBRE

Últimas Notícias