Entretenimento



Falando de Sexo

TPM ou gravidez: sim, os sintomas são parecidos

Antes de mais nada, é preciso ir ao médico para verificar com certeza

17/08/2022 - 15h33min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

A camisinha estourou durante uma transa. Eu não estava tomando pílula, mas acho que não estou grávida, porque sinto os sintomas de TPM e fiz o teste de farmácia um dia após essa transa: o resultado foi negativo. O que vocês acham?

Em primeiro lugar, marque uma consulta com o seu ginecologista. 

Alguns sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) que as mulheres têm na parte final do ciclo – como inchaço, retenção de líquido, alterações de humor e apetite e sensibilidade nos seios – podem indicar que a menstruação está chegando. Mas esses sinais são semelhantes aos do início da gravidez, pois resultam de flutuações hormonais. 

No caso de um ciclo menstrual normal, há aumento de estrogênio e progesterona no corpo. No caso de gravidez, além desses dois hormônios no organismo, há hCG (hormônio gonadotrofina coriônica, que só é produzido quando a mulher está grávida).

Leia outras colunas

Teste

Assumir que seus sintomas hormonais são TPM não é uma tática precisa para descartar a gravidez. Testes de gravidez caseiros podem ser eficazes – quando feitos na hora certa. Mas se forem realizados logo após a relação sexual, é improvável que revelem uma gestação. Eles funcionam medindo o hCG na urina. 

Geralmente, há quantidade suficiente desse hormônio, para que o teste seja capaz de detectar a gravidez, só dois dias antes da menstruação esperada. Isso significa que pode levar até duas semanas após o rompimento do preservativo (já que a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do início da menstruação) para saber se está ou não grávida.

Nesses casos, recorrer ao método contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte), um ou dois dias após o rompimento do camisinha, reduziria as chances de gravidez.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias