Aos 39 anos
Atriz de "Malhação" e "Senhora do Destino", Ludmila Dayer revela diagnóstico de esclerose múltipla: "Meu mundo caiu"
Segundo a artista, que vive nos EUA, primeiros sintomas começaram em 2020
A atriz Ludmila Dayer, conhecida por ter atuado nas temporadas de 1995 e 2000 de Malhação e na novela Senhora do Destino (2004) — entre outros trabalhos —, revelou em uma live o diagnóstico de esclerose múltipla. Segundo ela, a doença foi causada pelo vírus Epstein–Bar (EBV).
Dayer, que atualmente vive nos Estados Unidos, contou que em 2020 começou a perder a cognição e a visão, e a sentir muita fraqueza.
— Era uma pessoa que praticava muitos esportes, eu malhava, achava que tinha saúde — disse durante a transmissão nesta quarta-feira (28). — De repente, meu corpo começou a ficar esquisito. (...) Não conseguia enxergar direito, minha fala não acompanhava os meus pensamentos, tinha problemas de memória e muitas dores no corpo. Ia de um cômodo para o outro e não lembrava o que tinha ido fazer.
A artista de 39 anos contou que, durante um ano, enfrentou uma bateria de exames sem conseguir um diagnóstico. No início de 2022, ela descobriu que tinha a doença autoimune.
— Meu mundo caiu — desabafou. — Eu estou no auge do meu trabalho, de projetos, estou começando a dirigir agora.
Como maneira de combater os sintomas, Ludmila aposta em uma alimentação restrita.
— Eu comecei a estudar o que eu tinha e comecei a desmistificar muita coisa em relação à doença. Comecei a ver que certos alimentos causam inflamação no corpo e outros desinflamam o corpo — explicou. — Tirei glúten, ovo, carne animal. Tudo que alimentava o vírus e provocava os sintomas.
Esclerose múltipla é uma doença autoimune que atinge o sistema nervoso central: pode prejudicar a visão, a fala, a audição e os movimentos. Artistas como Guta Stresser e Cláudia Rodrigues também revelaram ter a doença.