Entretenimento



Celebração da ancestralidade

Com show gratuito, dupla 50 Tons de Pretas inicia nesta quinta-feira em Porto Alegre a turnê "Tira o Teu Racismo do Caminho"

Espetáculo também passará por Pelotas e Rio Grande

09/03/2023 - 09h00min

Atualizada em: 09/03/2023 - 09h00min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Ricardo Lage / Divulgação
Graziela Pires (E) e Dejeane Arruée (D) formam a dupla 50 Tons de Pretas

Um espetáculo que convoca a parar, pensar e agir. É assim que a dupla 50 Tons de Pretas começa nesta quinta-feira (9), em Porto Alegre, com entrada franca, a turnê Tira o Teu Racismo do Caminho. Formada em 2017 por Dejeane Arruée e Graziela Pires, a parceria das instrumentistas se destaca no cenário musical gaúcho não apenas pela qualidade musical, mas também pelo forte engajamento em lutas sociais.

— Desde o surgimento da banda até hoje, a gente percebe que os espaços aos poucos vão se ampliando. A gente tenta, cada vez mais, aproveitar essas oportunidades para falar de coisas que precisam ser ditas, de coisas que a gente não pode mais tolerar, como o racismo, a desigualdade de gênero — comenta Graziela.

Tira o Teu Racismo do Caminho foi construído por mim e pela Grazi para ser um espetáculo de ancestralidade, afrocentrado. O repertório é quase todo autoral, com músicas do álbum Voa — completa Dejeane.

Lei mais
Pioneiro do trap no Sul: Malcolm344 sonha em levar o ritmo do Estado para todo o Brasil
Valéria Barcellos fala sobre estreia no horário nobre: "Vai ser lindo ter uma gaúcha, trans e preta na novela das nove"

O disco, lançado em 2020, trouxe ainda mais potência ao trabalho da 50 Tons de Pretas. Ganhou enorme reconhecimento de público e crítica, levando os troféus de Melhor Álbum MPB, Melhores Intérpretes e Melhores Compositoras no Prêmio Açorianos de Música em 2021. 

O novo show conta ainda com canções do EP Então Vem, releituras de clássicos da música popular brasileira e as participações especiais da bailarina Perla Santos, como Iansã, e das cantoras Marietti Fialho e Glau Barros. 

Instagram / Reprodução
Triplamente premiadas no Açorianos de 2021

Na busca de valorização para artistas locais, quando a turnê passar pelas cidades de Pelotas e Rio Grande, serão convidados coletivos ligados ao movimento negro e artistas pretos para participarem das apresentações.

— O projeto todo foi elaborado na perspectiva de um “aquilombamento”. Quando a gente pensou nas cidades em que gostaríamos de circular, escolhemos Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande por serem localidades onde a força da cultura e da resistência é muito presente. Será um momento muito importante de encontro, também porque vamos ocupar espaços alternativos. Até 2022, o espetáculo só teve circulação em teatros. Agora, a gente leva para outros ambientes com o objetivo de atingir novos públicos e estar perto do nosso — revela Dejeane.

No forno

Em fevereiro, a dupla foi contemplada pelo projeto Natura Musical 2023 — o edital contou com 2,5 mil inscritos e apenas 30 selecionados. A partir dessa novidade, elas já preparam um novo disco, que deverá ter o mesmo título do show, Tira o Teu Racismo do Caminho. Mais um impulso na luta por uma sociedade justa por meio da arte.

— A música, primeiro, transforma a nós mesmas, dando a possibilidade de usar nossa voz para dizer coisas que, às vezes, não conseguimos falar em um discurso. A gente compõe letras bem reflexivas, que fazem as pessoas pensarem enquanto estão curtindo aquele balanço, aquele swing, aquele groove. Quando elas se conectam com a música, começam a pensar sobre aquilo que estão cantando. Se cada um fizer a sua parte, nas pequenas coisas do dia a dia, a gente vai conseguir, aos poucos, ir mudando. Esse é o poder transformador da música — pontua Grazi.

Te programa! 

Porto Alegre

/// O quê: 50 Tons de Pretas com a turnê Tira o Teu Racismo do Caminho
/// Quando: nesta quinta-feira (9), às 21h
/// Onde: Espaço Agulha (Rua Conselheiro Camargo, 300)
/// Quanto: de graça

Pelotas

/// Quando: 13 de abril
/// Onde: Galpão Satolep (Rua José do Patrocínio, 8)
/// Quanto: de graça

Rio Grande

/// Quando: 24 de abril
/// Onde: Teatro Municipal do Rio Grande (Avenida Major Carlos Pinto, 312)
/// Quanto: de graça


Últimas Notícias