Entretenimento



Falando de Sexo

Sinais de flora vaginal desequilibrada

A primeira orientação é procurar um médico

26/10/2023 - 15h53min

Atualizada em: 26/10/2023 - 15h57min


Lucia Pesca
Andrea Alves
Reprodução

Tenho com frequência algumas coisas diferentes na minha vagina, como coceira e queimação quando faço xixi. Isso atrapalha a minha vida sexual.

Nossa primeira orientação é procurar um médico. Mesmo que você cuide de sua vagina, desequilíbrios acontecem. Conheça as principais causas. 

Infecção por fungos

/// Sintomas – Vermelhidão, coceira, inchaço ou queimação na vulva (parte externa dos órgãos genitais femininos, que inclui a abertura da vagina, os lábios vaginais e o clitóris). 

/// Causas – Presença do fungo cândida. Os culpados comuns incluem antibióticos (que matam bactérias), alterações hormonais durante a gravidez ou menopausa e diabetes (se não for bem administrado, o aumento de açúcar nas mucosas da vagina pode criar um local para o crescimento de leveduras.

Infecção do trato urinário (ITU)

/// Sintomas – Queimação durante a micção (ou o tempo todo), xixi turvo ou espasmos dolorosos na uretra ou na bexiga. Algumas mulheres contraem infecções crônicas ou têm grandes problemas para evitá-las, mesmo com antibióticos. A ITU não tratada pode se transformar em infecção na bexiga ou rins.

/// Causas – Bactérias da vagina ou do ânus entram no trato urinário e se multiplicam. Se limpar de trás para frente é uma causa comum. 

Vaginose bacteriana

/// Sintomas – Coceira ou queimação ao fazer xixi. Corrimento fino acinzentado, amarelado ou esbranquiçado. Muitas vezes, vem acompanhado de um cheiro nada bom.

/// Causas – Geralmente, relacionadas ao desequilíbrio na flora vaginal normal.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias