Estrelas da Periferia
Com inspirações que vão de Michael Jackson a Emicida, TeLima sonha em levar seu som a todos os cantos
Artista de Santa Maria se dedica ao trap como compositor e intérprete
Alexandre Teixeira de Lima, o TeLima, 25 anos, de Santa Maria, começou a trilhar seu caminho na música ainda no Ensino Médio, na época como uma brincadeira de adolescente ao lado dos colegas. Já ali, surgiram as primeiras canções autorais, que viralizaram com a galera da escola.
– O pessoal escutava bastante a música. E aí que eu comecei a notar que eu poderia fazer isso – relembra.
Mas esse “namoro” com a música teve início bem antes, graças aos primeiros acordes que ouvia em casa. A mãe sempre foi fã de Michael Jackson (1958 – 2009), e o pai curtia Elvis Presley (1935 – 1977). Assim, TeLima cresceu ouvindo tanto o rei do pop quanto o rei do rock. Quer melhores influências do que essas?
Além dos artistas que embalaram sua infância, o jovem se inspirou bastante na música black americana, além do rap de Omarion e 50 Cent. Eclético, curte o pagode de Thiaguinho, o rock de Charlie Brown Jr. e o rap de Emicida.
– Rap brasileiro, eu escuto praticamente tudo, como estudo, né? – complementa, definindo sua playlist como uma verdadeira "salada de frutas".
Ganha-pão
TeLima se orgulha em dizer que, há cerca de dois anos, vive apenas de música:
– Meu último emprego formal foi de pizzaiolo, lá por 2021. E, após isso, eu já comecei a viver de música mesmo, trabalhar só em estúdio, gravar minhas músicas. Agora, eu também estou trabalhando como compositor para outros artistas. A fonte de renda é só com música e criação.
Mais do que um ganha-pão, o artista considera que a música é sua fonte de felicidade. E se considera um privilegiado por viver da sua arte:
– Eu vivo do que eu amo, então eu sou muito feliz. E, como artista, eu estou seguindo o meu sonho, mas acho que ainda tenho muito caminho a percorrer.
TeLima sabe que a vida de artista tem várias fases, mas garante estar pronto para cada uma delas e aproveita cada momento.
– Minha maior meta agora é entregar clipes e vídeos com uma identidade visual muito bem trabalhada, e eu quero trazer uma lírica também bem trabalhada pro trap, com novos assuntos, novos flows, novas levadas, eu quero mostrar minha personalidade dentro da música – projeta.
Futuro
Para o futuro, a ideia é levar seu trabalho para todos os cantos e ser reconhecido:
– Meu maior sonho na música hoje é dar início a minha carreira solo e sair em turnê. Ver as pessoas ouvindo as músicas.
E se for para sonhar, que sejam sonhos ainda mais ousados, como dividir o palco com alguns de seus ídolos, como Rihanna.
– Acho que é o meu sonho chegar no cenário lá (no Exterior) e poder gravar com eles o que eu escutei durante boa parte da minha vida. E no Brasil, acho que seria um sonho gravar com artistas de outros gêneros. Por exemplo, o Thiaguinho, que foi um artista que eu cresci ouvindo – destaca.
AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!
/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para michele.pradella@diariogaucho.com.br.
/// Para falar com o artista, mande e-mail para startarproducoes@gmail.com.
Pitaco de Quem Entende
Rafa Rafuagi deu sua opinião sobre a batida de TeLima:
– Música boa, com flow, lírica e atual! Vale o investimento em estúdio para obter melhor qualidade de áudio e, consequentemente, fazer rodar a música em plataformas de streaming, rádios e festas através de DJ’s.
Produção: Camila Mendes