Utilidade pública
Após cena de "Vale Tudo", busca por direitos da pensão alimentícia aumentam em 300%
Na trama, Lucimar Ingrid Gaigher vai atrás dos direitos de seu filho com Vasco (Thiago Martins)


Novela é entretenimento, mas também pode servir de canal para alertas importantes da vida real. E, quanto isso acontece, é mais uma prova do poder que a teledramaturgia tem na vida dos brasileiros.
Em cenas de Vale Tudo que foram ao ar na semana passada, Lucimar (Ingrid Gaigher) decidiu dar um basta na enrolação do ex-marido Vasco (Thiago Martins), que nunca pagou pensão para o filho Jorginho (Rafael Fuchs). Com a ajuda da estudante de Direito Daniela (Jessica Marques), a diarista deu início ao processo de regularização da guarda do menino.
Segundo a Quem, houve um aumento de 300% no número de acessos ao aplicativo da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
"Tivemos o recorde de 4.560 acessos por minuto no aplicativo. Sendo que o normal é na faixa de 1.000 acessos", informou o órgão em nota oficial. Aumentaram também os agendamentos realizados pelo app _ cerca de 70% acima da média diária em 2025.
A atriz Ingrid Gaigher contou ao Correio Braziliense que se emocionou com a repercussão de sua personagem:
_ Recebi uma mensagem da Defensoria e fiquei completamente emocionada. Isso mostra o poder que a novela tem no Brasil. É muito gratificante fazer parte de algo que tem um alcance tão rápido e tão potente.

Se na primeira versão, Lucimar _ então vivida por Maria Gladys _ mal tinha uma história própria, no remake a personagem ganha outra abordagem e serve como alerta para milhares de mães que passam pela mesma situação em todo país. Porém, se nesse ponto Manuela Dias acertou a mão, a vitimização de Vasco poderia ter sido evitada. Após desabafar em um vídeo na internet, o porteiro perdeu o emprego e até foi expulso da própria banda de pagode. Agora, posa de coitadinho, o que é quase um desserviço diante de um tema tão importante. https://diariogaucho.clicrbs.com.br/entretenimento/noticia/2025/05/separacao-de-raquel-e-ivan-em-vale-tudo-marca-nova-fase-da-novela-entenda-50234707.html