Olá



Humor

Guri de Uruguaiana: E tem como falar noutra coisa?

Com onze anos de sucesso, Jair Kobe comemora fenômeno na internet

08/07/2012 - 14h20min

Atualizada em: 08/07/2012 - 14h20min


José Augusto Barros
Enviar E-mail
Jair Kobe posa ao lado do famoso Licurgo

Onze anos de sucesso e milhões de visualizações no youtube de um fenômeno nascido nos palcos gaúchos: Guri de Uruguaiana. O personagem, com traje típico gauchesco, bigodão e uma cuia que não deixa dúvidas sobre as suas raízes, cativou o público Rio Grande afora com o seu humor ingênuo, contando causos, exaltando os costumes e, ao mesmo tempo, mas na dose exata, ironizando a gauderiada.

Retratos da Fama passou uma tarde com Jair Kobe, 52 anos, o criador do Guri, para mostrar quem é o humorista e como este porto-alegrense chegou ao estrelato. Ele abre as portas da sua casa, apresenta a famosa patroa, Sílvia Helena, e a identidade do fiel escudeiro Licurgo. Depois de ficar íntimo do Guri, te toca pra Redenção e vai ver de perto o tamanho deste sucesso. A figura faz show lá na tarde deste sábado, de graça. Mas bah, "chê", só se fala noutra coisa!

Palcos da vida

A vida artística de Jair Kobe começou nos anos 1980. Nesta época, ele soltava a voz e tocava violão no Canto Livre, com o qual participou de festivais nativistas. Em 1995, saiu do grupo e foi morar no Litoral Norte.

- Abri o restaurante Catamarã, em Capão da Canoa, e levava os meus personagens aos clientes. Eu agradava muito, mas não faturava. Pensei: "Tenho que tirar dinheiro disto" - relembra Jair.

Em 2001, ao apresentar Seriamente Cômico, no Teatro do Ipe, passou a lidar com o humor mais profissionalmente. Seu show tinha vários personagens:

- Ali, o Guri surgiu. Eu cantava uma paródia da música Guri (consagrada na voz de César Passarinho), e o Guri foi crescendo.

Com a guaiaca cheia!

Em 2006, Guri de Uruguaiana passou a animar festas de empresa, e a mina de ouro começou a crescer. Em 2008, no Porto Verão Alegre, o personagem conquistou de vez o público e, em 2011, chegou pela primeira vez ao palco do tradicional Theatro São Pedro - fato que já se repetiu neste ano.

- Tinha outros personagens (Baiano, Brega e Sergay, nos primeiros shows), mas me decidi por ele porque o Guri era o que tinha mais possibilidades - relembra Jair.

Sempre parodiando o Canto Alegretense, os clipes do Guri já são tradicionais! Quem nunca ouviu falar na versão para Thriller, de Michael Jackson, em 2009, para YMCA, com o Gurilage People, em 2011? Eles dão o toque do novo a cada temporada e são sucesso na internet - o de Thriller teve mais de 1 milhão de acessos. Neste ano, veio a versão de Ai, Se Eu te Pego.

Paródia veio antes do personagem

A paródia do Canto Alegretense, um hino dos gaúchos escrito por Nico e por Bagre Fagundes, começou ainda antes do fenômeno Guri, também em 2001, no embalo do clássico Garota de Ipanema.

- Imaginei um encontro do Tom Jobim (compositor de Garota) com o Nico. A letra do Canto com a melodia de Garota de Ipanema - recorda Jair.

Em 2002, em uma apresentação em Alegrete, ele arriscou uma paródia do hit da época, Ragatanga, do grupo Rouge, e...

Fez um baita sucesso!

A famosa Sílvia Helena

A fiel companheira de Jair, tão lembrada nas apresentações do Guri, é Sílvia Helena Dias Kobe, 50 anos. Casados há 26 anos, eles têm duas filhas: Rafaela, 12 anos, e Júlia, oito. Sílvia atua na empresa que Jair criou para administrar o fenômeno que o personagem virou.

- Quando tem show em Porto Alegre, vou a todos e cuido da produção. Sou bastante crítica (risos). E o Jair aceita todos os conselhos - revela a dona do campinho, que ainda entrega: como pai, Jair é ciumento!

Nas horas de folga, eles contam que adoram curtir o recanto de lazer com jardim e piscina, nos fundos da casa.

- Aqui, troco o chimarrão pelo espumante - afirma Jair.

Descanso virou coisa rara

Momentos de curtição são raros na agenda lotada de shows do humorista. Mas, na segunda-feira passada, por exemplo, surgiu uma brecha, e aí rolou um churrasco esperto com os amigos em casa.

- Mas não sou tão gaudério - admite Jair, que completa:

- Quando consigo uma folga de dois, três dias, aproveito para viajar, mesmo que seja por perto. No ano passado, quando consegui um período maior de férias, fomos para a Europa. O Guri conheceu Paris!

Do Velho Mundo, ele abasteceu de vídeos o site www.gurideuruguaiana.com.br, mostrando as peripécias do gaudério por lá. Em agosto, Jair e Sílvia vão a Lisboa, Amsterdam e Londres.

No dia a dia, dá um tempo

No dia a dia, Jair é mais sério do que o personagem.

- Meu visual é esse mesmo, sou mais sério, estou sempre de bom humor, mas não sou o engraçadinho da turma. Claro que sempre tive o lado de contar piada, mas não chego em todos os lugares fazendo isto nem o pessoal me cobra. Sabem que eu sou diferente - diz.

Nas ruas, quando anda descaracterizado de Guri, nada de furdunço nem de assédio, o que, segundo ele, não é nada ruim:

- Costumo dizer que a minha dose de reconhecimento é do tamanho que eu necessito!

O fiel escudeiro

Licurgo, ou Luiz Antônio de Souza, 49 anos, forma uma dupla impagável com o Guri nos espetáculos. Fruto de uma amizade de 14 anos. Veio de Jair a ideia de criar o gaúcho emo, fiel escudeiro do Guri que não dá um pio no palco:

- O Licurgo surgiu em 2008. Achei necessário ter alguém para dividir o palco.

Longe dos holofotes, Luiz Antônio é dono de uma transportadora, casado com Larissa, 44 anos, com quem tem dois filhos: Eduarda, 18 anos, e Gabriel, 15 anos.

- Licurgo tomou uma proporção que nós não imaginávamos. Já me reconheceram duas vezes na rua - diverte-se Luiz, debochando de si mesmo.

Currículo vasto

Jair é músico de origem, mas já cursou três faculdades - Análise de Sistemas, Música e Ciências Contábeis - sem concluir nenhuma. Vendeu roupas como sacoleiro, foi proprietário de restaurante, trabalhou em agência publicitária e tornou-se fotógrafo, tendo feito a cobertura do Festival Internacional de Cães em Milão, na Itália, em 2000.

Números e curiosidades

Mais de 40 mil seguidores no twitter (@jairkobe)

Mais de 9 milhões de visualizações no youtube

Mais de 33 mil curtiram a página do Guri no facebook.

Cerca de 2 mil shows

Média de 20 produtos licenciados do Guri, como camiseta e bomba de chimarrão

Projeto de um desenho animado do Guri de Uruguaiana pronto, mas mantido em sigilo.

Vem aí um DVD infantil, Um Dia na Fazenda, no qual o Guri interage com bonecos em 3D.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias