Olá



Bate-papo exclusivo

Não dá moleza às estrelas!

Personal trainer das estrelas, José Carlos Gallo dá as dicas

29/07/2012 - 14h11min

Atualizada em: 29/07/2012 - 14h11min


Cristiane Bazilio
Cristiane Bazilio
Enviar E-mail
Famoso ou não, Gallo põe o aluno pra suar!

Quem nunca desejou ter a barriga sarada da Deborah Secco, o porte físico de atleta de Luciano Szafir ou a ótima forma da Xuxa? Personal trainer destas e de outras celebridades, o baiano José Carlos Gallo, 53 anos, sabe direitinho como chegar lá!

Ele desenvolveu um método de treinamento que virou referência na área da educação física e febre entre artistas - baseado em uma criteriosa e personalizada avaliação. Daniela Mercury, Luma de Oliveira, o bilionário Eike Batista e Murilo Benício, entre outros, já foram treinados por Gallo.

Fisiologista, fisioterapeuta e professor de Educação Física, ele dedica-se ao treinamento de profissionais da sua área, em todo o Brasil, com o seu consagrado Curso de Capacitação em Personal Trainer. Neste final de semana, estará em Porto Alegre para dar início às aulas (veja mais em www.gallopersonal.com.br). O Olá! conversou com Gallo e revela curiosidades dos artistas que suam a camiseta para estarem sempre na linha!

Diário Gaúcho - Afinal, qual é o diferencial do famoso método Gallo para os treinamentos que existem por aí?

José Carlos Gallo - O que existe são acompanhadores. Pessoas que pegam as anilhas, o peso, e controlam a sua postura. Isto não é treinamento personalizado. O trabalho que eu faço foi desenvolvido durante muitos anos. Identifico as deficiências do organismo de cada pessoa e, a partir daí, prescrevo para este organismo mudar. A minha avaliação não é só estética, é de saúde. Digo se você corre risco coronariano, metabólico e como diminuir o problema. Procuro saber sobre o trabalho, o sono, o ciclo menstrual, a composição corporal. É uma investigação a fundo no organismo de cada pessoa.

Diário - Como começou a sua relação de trabalho com as celebridades?

Gallo - O boom foi quando mudei de Salvador para o Rio e passei a trabalhar com a Xuxa, em 1998. Eu trabalhava com a Daniela Mercury. Ela estava há um bom tempo fora de forma. Quando foi cantar no programa da Xuxa, a Marlene Mattos ficou impressionada com a mudança no físico e na disposição da Daniela. Ela comentou que fazia um trabalho diferenciado com um personal na Bahia, e a Marlene pediu que ela levasse o professor para fazer uma avaliação na Xuxa. Era para eu passar dez dias no Rio. Iria fazer a avaliação e voltar. Mas a Xuxa não me deixou ir embora.

Diário - A sua melhor propaganda foi o boca a boca entre os famosos?

Gallo - A imagem do famoso põe a minha imagem como profissional em cena muito rápido. Fui preparador físico de seleção de futebol de vários países, fui campeão com tantos outros clubes, mas ninguém me conhecia. Bastou trabalhar com a Xuxa e com a Daniela, que o meu nome passou a ser conhecido.

Diário - E, depois delas, vieram outras estrelas...

Gallo - Você vira escravo do seu sucesso. Trabalhei com a Luma durante três anos seguidos. Foi na época em que ela teve um filho e queria voltar à forma para sair melhor no Carnaval. O Eike foi um dos alunos mais disciplinados que eu já treinei. Adora correr, tem o metabolismo bem acelerado. Pode comer um caminhão que não engorda, porque gasta muita energia. O Luciano sempre foi malhador, surfista, lutador de jiu-jítsu, gostava mais.

Diário - É diferente treinar pessoas comuns e artistas?

Gallo - Não. Eles têm as mesmas carências e deficiências. O que muda é a cobrança, que tem outra dimensão, por serem pessoas públicas.

Diário - Quem é a celebridade mais esforçada na malhação?

Gallo - Ninguém gosta de fazer exercícios. Nem os famosos. Fazem porque precisam. Mas todos com quem trabalhei são bastante disciplinados, porque têm metas a cumprir. As duas únicas que são disciplinadas independentemente da necessidade de um trabalho são a Xuxa e a Luma.

Diário - Existe um modelo de corpo que todas querem ter?

Gallo - Nenhuma delas quer perder a feminilidade. A única que gosta de um estereótipo diferenciado, com perna grossa e grandona, é a Luma. Todas as outras desejam ficar magrinhas e longilíneas.

Xuxa, a eterna aluna

- Ela tinha insônia e queria condicionar-se para aguentar as gravações. No quarto dia de avaliação, ela dormiu profundamente durante quatro horas e ficou muito impressionada. Resultado: não me deixou ir embora! Eu passava uma semana em Salvador e outra no Rio. Quando ela engravidou, depois de reduzir o estresse e ficar menos ansiosa, disse que eu teria de cuidar dela na gravidez. Hoje, vou todo mês ao Rio e faço um programa de manutenção pra Xuxa.

Murilo, o preguiçoso

- Eu tinha que bater no Murilo (Benício, o Tufão de Avenida Brasil) para ele ir treinar (risos)! Precisava até acordá-lo. O primeiro trabalho que fiz com o Murilo foi para o filme Sabor da Paixão (1999), e o último, para O Clone (2001). É difícil. Eu chamava ele de mala e dizia que, pra aguentá-lo, só eu mesmo (risos)! Depois, não trabalhei mais com o Murilo, mas mantemos uma amizade.

Deborah, a disciplina

- Admiro bastante a Deborah. Quando ela bota uma coisa na cabeça, se entrega e vai fundo. Fiz um trabalho com a Deborah em Laços de Família (2000), e ela não faltava um dia! Depois, em Bruna Surfistinha (2011), como a Deborah é bem magrinha, quis ganhar mais massa muscular. Passei um treino bastante específico, especialmente para este papel.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias