Olá



Marca registrada

Masculinidade, charme e tradição são associados aos homens de bigode

Bigodudos fazem sucesso dentro e fora da telinha

16/09/2012 - 14h24min

Atualizada em: 16/09/2012 - 14h24min


Não se sabe se é pela proximidade do 20 de Setembro, ou se pela presença maciça de bigodudos sedutores nas novelas, em todos os horários. Mas o fato é que os bigodes estão em alta, e a mulherada admite: está adorando! Falamos com famosas que curtem este visual masculino, entrevistamos bigodudos célebres e descobrimos até uma associação que cultua o estilo na Capital.

Pensar em Elton Saldanha é ter em mente a imagem do cantor nativista de bigode grande e farto, impecavelmente aparado e desenhado. Sua marca registrada é cultivada desde os 18 anos, diariamente, com muito trato e dedicação.

Ele mesmo costuma fazer o bigode, à moda antiga, com navalha e, se preciso, até com facão! Com propriedade no assunto, o cantor opina sobre a razão do sucesso que um bigodinho faz com a mulherada.

- Na época dos metrossexuais, cheios de artifícios para cuidar da aparência, o bigode representa o homem clássico, másculo naturalmente, tradicional - aponta Elton, lembrando:

- Grandes galãs do cinema, como Clark Gable, usavam bigode. É um símbolo de charme, de beleza. São ícones que as mulheres sempre aprovaram.

É associado à maturidade

Aos 56 anos, Elton destaca ainda a imagem à qual o bigode está associada para muitos rapazes:

- Impõe respeito e está associado à maturidade. Antigamente, era muito comum e hoje ainda acontece bastante de a gurizada raspar a pele para forçar a aparição do bigode e da barba. É como se, com o bigode crescido, entrassem de vez no mundo adulto e deixassem de ser meninos.

É o balacobaco

Ele é malandro, vive de trambiques e, enquanto era casado, foi sustentado pela mulher. Mas, mesmo com todo o currículo do picareta e já separada, ela não tira o ex-marido da cabeça.

Será que a arma de Sandro (Marcos Palmeira) para manter Penha (Taís Araujo) caidinha por ele, em Cheias de Charme, é o bigode? Nesse caso, nem muito grande nem muito fininho, sempre aparado e delineado.

Safado com marca registrada

Tonico Bastos (Marcelo Serrado) já passou o rodo na mulherada em Gabriela. Além de deixar a esposa, Olga (Fabiana Karla), doidinha de paixão, o safado de bigodinho fino também anda às voltas com a empregada Janaína (Heloisa Jorge).

Com o costume de torcer a ponta do bigode com os dedos, ele vai levando uma a uma na lábia, da doméstica às profissionais do Bataclan. A única que ainda resiste ao charme do conquistador é quem ele mais deseja na história: Gabriela (Juliana Paes). Mas será por pouco tempo...

Agrada sem esforço

Em Avenida Brasil, Leandro (Thiago Martins) tem o bigode desleixado, sem forma, nada delineado, ao melhor estilo da gurizada que esquece de fazer e vai deixando assim mesmo. E não é que agrada?!

Suelen (Isis Valverde) vive no maior enrosco com o atleta, que, volta e meia, também aparece de chamego com Beverly (Luana Martau), que dá o maior mole para ele. Pelo jeito, o bigodinho de Leandro conta pontos na hora de conquistar as gatas do subúrbio.

Visual ícone dos gaúchos

Dono de uma vasta bigodeira, que nunca foi raspada e o acompanha desde a adolescência, o folclorista Paixão Côrtes, 85 anos, explica por que o visual é tão relacionado à figura do gaúcho:

- A atividade profissional do homem do campo, com trabalho desde as primeiras horas do dia até o anoitecer, não permitia que ele, todo dia, se barbeasse. Era nos finais de semana que eles se afeitavam (faziam a barba), mas deixavam o bigode crescer.

Inspiração acima de modismos

Este homem do campo acabou moldando a imagem que simboliza o gaúcho até os nossos dias. Imagem esta, aliás, que Paixão representou tão bem, ao posar como modelo para a estátua do Laçador:

- Mas o meu bigode está acima de qualquer modismo. Não posso nem me imaginar sem.

Aprovados pela mulherada

Há três anos com o ator Tarcísio Filho, a publicitária gaúcha Mocita Fagundes chega a suspirar quando o assunto é bigode. Em especial, o do maridão:

- Meu amor usa bigode, e eu adoooooro! Acho sexy e muito moderno. Curto demais, desde que o homem consiga sustentar o seu bigode, porque não é para qualquer um!

Musa de todos eles

Seja na ficção ou na novela, Taís Araújo está rodeada de bigodudos. E afirma que está curtindo o estilo atual do marido Lázaro Ramos, que usa um belo bigode para interpretar o Zé Maria, de Lado a Lado:

- Estou acostumada a ver o Lázaro com os visuais mais malucos, inclusive com aquele bigode loiro do Foguinho (na novela Cobras & Lagartos, de 2006), mas, realmente, ele está muito bonito agora, com o bigode do Zé Maria. E a Penha (seu papel em Cheias de Charme) é cercada de bigodudos, acho que curte um bigodão!

Adooora!

Por conta de projetos profissionais, Cauã Reymond já deixou o bigode crescer diversas vezes - como agora, para o Jorginho de Avenida Brasil. E quem mais aprova é a sua mulher, a atriz Grazi Massafera.

A paixão pelo bigode do maridão é tamanha, que a loira costuma insistir para ele manter o visual por longos períodos. Foi assim no ano passado, quando ele atuou no filme Reis e Ratos. Mesmo após o término das filmagens, Cauã continuou com o bigodinho clássico de galã de cinema. Tudo para alegrar Grazi, que confessa adorar o visual.

A união faz a força

Sabia que os bigodudos de Porto Alegre têm até associação? É o Comando Mustache, grupo que reúne em torno de 50 adeptos. Existe desde 2005 e mantém parcerias com entidades semelhantes no Brasil e nos Estados Unidos. Para saber mais sobre o Comando, acesse comandomustache.wordpress.com ou www.facebook.com/comandomustache.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias