Olá



Talento que encanta

Na telinha ou em casa, um sucesso!

Prestes a comemorar 25 anos de televisão, Cristina Ranzolin abre o baú de memórias

02/12/2012 - 13h55min

Atualizada em: 02/12/2012 - 13h55min


A apresentadora do Jornal do Almoço fala sobre vida pessoal, carreira e vaidade

Prestes a completar, em fevereiro de 2013, 25 anos de jornalismo, Cristina Ranzolin é um dos rostos mais conhecidos e queridos da tevê gaúcha. Apresentadora do Jornal do Almoço, mãe de Antônia e esposa de Paulo Roberto Falcão, ela vira-se em mil para sair-se bem em todos estes papéis.

Ainda por cima, aos 46 anos, deixa pra trás muita guriazinha no quesito beleza. Nesta entrevista exclusiva ao Diário Gaúcho, Cristina fala sobre carreira, vaidade, amor, família e muito mais! 

Jornalismo no DNA da família

Quando criança, Cristina dizia a todos que queria ser pediatra, mas o talento para o jornalismo já aflorava. Filha do comunicador Armindo Antônio Ranzolin, 74 anos, ela adorava acompanhar o pai no trabalho.

- Meu brinquedo preferido era o gravador que ele levava nas viagens. Eu tenho uma fita cassete gravada comigo aos cinco anos, entrevistando a família em uma festa de Natal.
Na hora de decidir, porém, Cristina trocou a Medicina pela Comunicação. Cursou Publicidade e Jornalismo na Puc, simultaneamente. Depois de formada, o primeiro emprego, em 1988, foi como repórter de esporte, na RBS TV.

- Um dia, me chamaram para apresentar o Bom Dia Rio Grande e o Jornal do Almoço. No JA, eu fazia a Rede Regional de Notícias - relembra.

A ida para o Rio...

Em 1993, o bom desempenho de Cristina frente às câmeras da RBS TV rendeu um convite para cobrir férias, no Rio. O objetivo lá era apresentar o noticiário local. Só que foi bem diferente:

- Cheguei no Rio em uma quinta-feira, para ir me ambientando e entrar no ar na segunda. Nunca tinha ido para a Globo nem tinha esta ambição. Lá pelas tantas, o editor do Jornal da Globo veio conversar comigo, meio rindo, e disse: "tu vais apresentar o Jornal da Globo hoje, pois a Fátima Bernardes está com um problema". Minha estreia na Globo foi em rede nacional, substituindo a Fátima, ao lado do William Bonner, e no dia em que cheguei!

Um padrinho especial

Quando o primeiro Jornal da Globo apresentado por Cristina terminou, já de madrugada, ela recebeu um telefonema especial na redação. Era do ator Mário Lago, falecido em 2002.

- Ele disse: "olha, eu não sei nem direito o teu nome, não sei há quanto tempo tu estás aí, mas eu só queria te dizer uma coisa. Não muda. Eles vão querer te mudar, te transformar, mas não muda". Eu fiquei encantada! Foi um baita de um padrinho na minha chegada - recorda, orgulhosa, a apresentadora.

Sucesso na Globo

Como a performance de Cristina à frente do Jornal da Globo no primeiro dia foi aprovada, a morena assumiu o lugar de Fátima Bernardes, que vinha acumulando o programa com o Fantástico.

- O Jornal da Globo estava em um período de transição, pois haveria uma grande mudança, com a Lilian Wite Fibe assumindo a bancada. O Bonner iria para o Jornal Hoje, e precisavam de uma apresentadora para o programa. Na verdade, já estavam fazendo testes comigo - conta.

Depois de 30 dias à frente do Jornal da Globo, foi pedido para que Cristina se transferisse em definitivo para o Rio, para assumir o Jornal Hoje. Foram três anos e meio no programa:

- Foi um período ótimo! Lembro bem das entrevistas especiais que fazia com os artistas da Globo, que iam ao ar aos sábados. Entrevistei todo o grande elenco da emissora, atores como Glória Menezes, Tarcísio Meira e Osmar Prado.

O retorno para o Estado

Durante o período em que esteve no Rio, Cristina recebeu diversas propostas para voltar ao Estado. Uma delas motivou a jornalista a retornar à RBS TV: o desafio de substituir Maria do Carmo à frente do Jornal do Almoço.

- Aceitei, pois a minha vida profissional era muito boa lá no Rio, mas a minha vida pessoal continuava aqui. E, na Globo, eu fazia aquele jornalismo bem tradicional. No Jornal do Almoço, eu poderia mostrar o meu lado mais informal, me emocionar - conta Cristina, que, de lá para cá, dividiu bancada com diversas colegas, como Rosane Marchetti. 

Apaixonada pelo que faz

Desde a volta ao Estado, são 17 anos no comando do Jornal do Almoço.

- É o companheiro dos gaúchos na hora do almoço. O telespectador sente-se amigo da gente. Percebo isto claramente ao sair na rua! As pessoas me tratam como se me conhecessem. Eu gosto muito do que faço, adoro o programa - diz ela.

Para Cristina, a variedade de assuntos e de entrevistados faz com que não haja uma rotina, o que é ótimo:

- Me dá muito prazer chegar todo dia para fazer o Jornal do Almoço.  

Rotina de profissional, mãe e esposa

Cristina costuma acordar às 6h30min para levar Antônia ao colégio. Volta para casa, toma o café da manhã, lê os jornais e segue para a RBS TV, onde chega às 8h30min.
Na tevê, a correria envolve preparar-se para entrevistas, pesquisar, gravar chamadas e apresentar o programa. Quando acaba um Jornal do Almoço, tem início a reunião para definir o programa do dia seguinte.

Por volta das 13h30min, Cristina vai para casa e almoça.

- À tarde, a minha função principal é ser mãe. A Antônia é a minha companheirinha, tem as atividades dela, que eu procuro conciliar com as minhas de mãe, de mulher e de dona de casa, tudo um pouco. Vou ao supermercado, faço ginástica, visito os meus pais - relata.

Mais linda ao vivo! Pode?

Ao vivo, Cristina é ainda mais bonita do que na tevê. Os cabelos negros e a pele morena saltam aos olhos. Mas ela garante que não é escrava da beleza:

- Para eu ir a um salão de beleza, é raro, só vou para cortar o cabelo, umas três vezes por ano. E não tenho fios brancos, o que é uma bênção.

A jornalista garante que ainda não sentiu a necessidade de recorrer a tratamentos estéticos como botox e preenchimentos faciais. O bronzeado, ela salienta que não é artificial, como muitos acreditam, mas herança da família da mãe - a bela pega cor com muita facilidade, mas não abre mão do filtro solar.

Vaidosa, a jornalista tem paixão por roupas e acessórios.

- Gosto de me arrumar! Às vezes, é até um problema na tevê, onde precisamos de um figurino mais discreto, dentro do padrão - admite.

E qual é o estilo de Cris fora da telinha?

- Eu gosto de estar com bastante acessórios, combinar as cores, adoro dourado, pulseiras, colares, brincos... Também adoro vestido! 

Quarentona de bem com a vida

Diferentemente de muitas personalidades da tevê, Cristina não tem problema algum em assumir a idade:

- É até engraçado, um das meninas do tempo estava me dizendo que a mãe dela também tem 46 anos. Sou muito bem resolvida com isso! Nunca tive problemas em dizer a idade. No meu aniversário de 40 anos, o convite vinha com um pingente com um "40". As pessoas me criticavam, mas eu dizia: "estou muito feliz de chegar aos 40, foram 40 anos muito felizes".

Exemplo forte dentro de casa

Filha de Armindo Antônio Ranzolin, figura notável na história do jornalismo gaúcho e atualmente aposentado, Cristina vê no pai, desde pequena, a sua maior referência profissional:

- Meu pai sempre teve muito amor pelo que faz. Ele se preparava, entrava em qualquer transmissão esportiva pronto, como se fosse uma final de Copa do Mundo.

Amor no ar...

Em 1997, Cristina e o ex-jogador e técnico de futebol Paulo Roberto Falcão, 59 anos, eram colegas de bancada no Jornal do Almoço. Um comentário de Paulo Sant'Ana, no ar, deu a entender que eles namoravam.

- Começou um bafafá, mas não havia nada entre nós. Até foi engraçado! Mas nos aproximou, e começamos a namorar. No começo, éramos super discretos. Foi o Diário Gaúcho, em sua primeira edição, que revelou a história! - relembra Cris.

Em 2003, veio o casamento, e, em 2004, chegou Antônia. O filho do primeiro relacionamento de Falcão, Paulinho, 19 anos, mora com o casal. Entre fevereiro e julho deste ano, a família separou-se, quando Falcão foi treinar o Bahia e levou Paulinho. Cristina e Antônia permaneceram na Capital:

- Mas deu tudo certo!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias