Olá



Fica bonito?

Moda da magreza faz surgir as mulheres-cabide

Especialista alerta para perigos com a saúde

10/03/2013 - 14h02min

Atualizada em: 10/03/2013 - 14h02min


Mariana Rios, 27 anos, andou assustando os seus fãs com fotos extremamente magra em redes sociais

De uns tempos pra cá, diversas famosas têm publicado em redes sociais fotos suas com uma magreza de impressionar. Seja por exigências profissionais - o visual magrinho cai bem em qualquer roupa e na tevê - ou por vaidade, atrizes, apresentadoras e modelos que antes eram curvilíneas transformaram-se em verdadeiras mulheres-cabide. Confira alguns casos, a opinião dos homens e o alerta de uma especialista: a magreza excessiva pode causar doenças.

Ela quer mais

Aos 43 anos, mãe de dois filhos, Luciana Gimenez vem colocando diversas fotos suas em redes sociais mostrando o corpo bem sequinho. Com 1,81m, ela está pesando em torno de 60kg.

Estão de impressionar cliques seus em Miami, em janeiro, com o filho Lorenzo, dois anos, nos braços! Para quem criticou, Luciana rebate que está ótima e feliz.

- Acho essa polêmica uma grande besteira. Sempre fui magra, amo ser assim. Peso 60kg, mas já tive 57 quando era modelo em Paris. Malho e como bem e pouco - declarou ela, para provocar:

- Se der, ainda fico mais magra.

Padrão Hollywood

Considerada uma das mais belas atrizes do cinema norte-americano, Angelina Jolie, 37 anos, vem exibindo, de alguns anos pra cá, uma silhueta cada vez mais magra. Publicações internacionais especulam que a mulher de Brad Pitt teria 44kg, muito pouco para 1,72m de altura.

Entre as especulações sobre os motivos da magreza, estariam a correria por conta dos cuidados com os seis filhos, a tristeza pela morte da mãe, falecida em 2007, e até mesmo as exigências do marido, que admira as mulheres mais fininhas.

Sumiu!

Filha do ícone de sensualidade Monique Evans, a modelo Bárbara Evans, 21 anos, desde criança chamava a atenção pela beleza. Em dezembro de 2011, ela posou para a Playboy e fez sucesso justamente por exibir um corpo mais natural e cheio de curvas.

Só que, nos últimos meses, Bárbara decidiu encarar um processo de emagrecimento, e lá se foram 10kg! Atualmente, ela pesa em torno de 48kg, distribuídos em 1,70m. Em fotos de shortinho, assustou fãs com a sua magreza, mas respondeu assim:

- Muito magra para mim é um elogio, obrigada, galera!

Segundo a loira, seus trabalhos e os cachês dobraram na fase magérrima.

Eu nasci assim, eu cresci assim...

Mariana Rios, 27 anos, também andou assustando os seus fãs com fotos extremamente magra em redes sociais. Surgiram até boatos de que a intérprete da Drika, de Salve Jorge, estaria com anorexia.

Mas ela faz questão de negar:

- É genética! Não faço nada pra ficar magra ou engordar, é meu biótipo, sou assim! A minha mãe é muito magra também, parecida comigo!  

A morena tem 49kg e 1,67m de altura. Garante que come de tudo.

"Está difícil engordar"

Outra que andou assustando pela magreza excessiva, de uns tempos para cá, é a modelo e apresentadora Carolina Magalhães, 32 anos. Fotos suas de biquíni repercutiram tanto, que ela ficou um bom tempo dando explicações. Com 49kg e 1,67m de altura, Carolina garante que está apenas 2kg mais magra do que o seu normal.

- Está difícil engordar. Quero ganhar massa muscular e vou à academia todo dia! Mas o meu médico disse que tenho o metabolismo muito acelerado. Para isso, preciso comer de três em três horas - explica ela.

Mudou bastante

A Piu-piu dos tempos do Pânico na TV, toda curvilínea, é coisa do passado! Hoje, a modelo e apresentadora gaúcha Lizi Benites, 33 anos, está com um visual bem sequinho, cerca de 12kg mais magra do que na época do programa humorístico.

São cerca de 50kg distribuídos em 1,68m de altura. O que Lizi afirma é que o visual do Pânico não era o seu:

- Na verdade, sempre fui magra. Eu pesava 49kg quando entrei no Pânico. Tive que tomar vários suplementos e até anabolizantes, com orientação médica, para pegar peso.

Confiante no seu momento atual, Lizi garante que não se importa com as críticas que tem recebido sobre a sua magreza.

- Acho que cada um tem que ficar como se sentir melhor. Hoje, eu prefiro um corpo mais feminino e magro - garante a gata.

Exemplos podem ser má influência

- Para a psiquiatra Patrícia Castellano Sanchez, do programa de Transtornos Alimentares do Hospital de Clínicas, a mídia tem um poder de influência muito grande, especialmente sobre a população jovem. Quando famosas exaltam a magreza excessiva, influenciam muitas mulheres a serem assim, também.

- Só que, para conquistar este corpo, muitas acabam se submetendo a dietas de fome, excesso de exercício e medicações. Pode haver até o aparecimento de transtornos alimentares, como a bulimia (comer demais e, depois, provocar o vômito ou a evacuação) e a anorexia (a pessoa para de alimentar-se para não engordar).

- A magreza excessiva pode provocar perda de cabelos, erosão dos dentes, ausência de menstruação, fragilidade nos ossos, e, em casos mais graves, perda de neurônios e problemas cardíacos.

- No Hospital de Clínicas de Porto Alegre, há tratamento via Sus para transtornos alimentares. O encaminhamento é feito por postos de saúde.

O que os homens acham desse padrão?

- Acho legal que a mulher tenha o corpo definido e curvilíneo. O biótipo da mulher brasileira, com curvas, é mais bonito. A mulher muito magra fica reta, meio estranha.
Albani, comunicador da Rádio Farroupilha (680 AM)

- O segredo é a pessoa sentir-se bem. Se ela se acha bonita, vai parecer assim para os outros. Vai do gosto pessoal de cada uma. Guerrinha, comunicador do Grupo RBS

- Eu entendo que, no mundo da moda, elas fazem sucesso, mas homem gosta é de mulher. Hoje em dia, é oito ou 80, ou elas querem ser muito magras, ou então musculosas. Prefiro ficar num meio-termo, tipo a Isis Valverde, a Ellen Rocche...
L. Potter, apresentador do Patrola, da RBS TV, e da Rádio Atlântida (94.3 FM)

- Algumas mulheres ficam tão esquálidas e frágeis, que parecem não ser normais, pois têm aparência de doentes. Agrada mais às mulheres do que aos homens, que gostam de uma gordurinha. Elton Saldanha, músico

Fique ligada!

- O IMC (Índice de Massa Corpórea) é uma boa ferramenta para saber se você está abaixo ou acima do peso. O indicativo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde.

- Para calculá-lo, divida o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado - na internet, há vários sites que fazem esta conta, é só digitar o seu peso e a sua altura. Se você tem mais de 18 anos, e o resultado for menos do que 18,5, está abaixo do peso considerado saudável. Todas as mulheres mostradas nesta reportagem apresentam IMC abaixo deste índice.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias