Entretenimento



Patrono aventureiro

Conhecido por seus livros de viagem, Airton Ortiz é o grande homenageado da Feira do Livro de 2014

Escritor tem livros que narram aventuras em lugares como Índia e Nepal

17/09/2014 - 14h41min

Atualizada em: 17/09/2014 - 14h41min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Airton Ortiz, logo depois do anúncio da Câmara Rio-Grandenso do Livro

Depois de ter marcado presença como editor, livreiro e autor, agora Airton Ortiz finalmente ocupará o posto mais celebrado do grande evento literário da Praça da Alfândega. Conhecido por títulos que narram suas aventuras pelo mundo, o escritor e jornalista de 59 anos será o patrono da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre.

- As duas maiores honras que um escritor gaúcho pode ter é ser escolhido patrono da Feira e ganhar o Nobel de Literatura. Exatamente nessa ordem - afirmou, bem-humorado.

>> Leia mais: Airton Ortiz é o patrono da 60ª edição da Feira do Livro

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, no Moeda Bar e Restaurante, no Santander Cultural, pelo presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena Lopes, para autoridades e imprensa. Apontado pela 10ª vez como patronável, Ortiz foi eleito por representantes da comunidade cultural da cidade e pessoas ligadas à Câmara dentre uma lista com cinco finalistas que incluía Aldyr Garcia Schlee, Celso Gutfreind, Cíntia Moscovich e Maria Carpi.

Natural de Rio Pardo e morador de Cachoeira do Sul na juventude, Ortiz frequenta a Feira do Livro desde 1975, quando se mudou para Porto Alegre. O futuro patrono promete ser uma presença constante no evento:

- Eu serei um patrono militante, e minha bandeira será o direito à leitura. Quem lê age pela razão, não pela emoção, e isso é libertador. O patrono precisa ajudar a convencer as pessoas de que ler não é um dever, e sim um direito.

Ortiz foi o responsável pela editora Tchê!, que atuou entre 1985 e 2000 lançando autores gaúchos. Nos anos 1990, participou da organização da Feira no cargo de coordenador da Escola do Livro. Como escritor, é conhecido por títulos como Expresso para a Índia e Na Trilha da Humanidade. Nesta edição do evento da Praça da Alfândega, o escritor lançará seu 17º volume, que reúne 45 crônicas sobre Paris.

Ortiz será empossado como patrono no evento de abertura da 60ª Feira do Livro, em 31 de outubro.

Cinco livros para conhecer a obra de Airton Ortiz.

- Aventura no Topo da África - Lançado em 1999, o primeiro de seus livros de aventura narra a expedição ao monte Kilimanjaro, na Tanzânia.

- Na Estrada do Everest - Com este volume sobre suas escaladas no Himalaia, no Nepal, foi pela primeira vez finalista do Prêmio Açorianos.

- Expresso para a Índia - A experiência na terra dos deuses hindus ganhou o prêmio Euclides da Cunha, da União Brasileira de Escritores, e foi o segundo título mais vendido na Feira do Livro de Porto Alegre, em 2003.

- Na Trilha da Humanidade - Aqui o autor refaz o caminho dos humanos pré-históricos que povoaram o Brasil partindo da África. O livro se originou de uma série de reportagens publicadas em ZH em 2005, que foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo.

- Cartas do Everest - Seu primeiro livro de ficção, foi publicado em 2008. Trata-se de um romance a partir de uma trágica aventura no Everest.

A Feira vem aí:

- A 60ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre entre 31 de outubro e 16 de novembro na Praça da Alfândega.

- O país homenageado será o Canadá, mas haverá um dia dedicado à Polônia.

- Com o objetivo de atrair jovens leitores, a organização já confirmou a presença de best-sellers infantojuvenis como Thalita Rebouças e Mauricio de Sousa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias