Contagem regressiva
Com participantes definidos, Copa do Mundo 2014 ganha forma
As 32 seleções classificadas serão divididas em oito grupos, em sorteio do próximo dia 6

Com os 32 convidados definidos, o espetáculo da Copa do Mundo de 2014 ganha forma. Às 13h do próximo dia 6, com vista para o mar da Costa do Sauípe, na Bahia, será realizado o sorteio dos oito grupos.
Segundo a Fifa, o evento terá transmissão para 193 países e receberá 1,3 mil convidados, com 90 minutos de duração. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, comandará o sorteio, que terá como mestres de cerimônia personalidades do futebol que representarão as oito seleções que já levantaram a taça. Novos detalhes serão revelados após a reunião do Comitê Organizador da Copa do Mundo, no dia 3 de dezembro. Definidos os grupos, será possível saber quem, por exemplo, estará nas quatro partidas da primeira fase em Porto Alegre. Depois disso, é só esperar a bola começar a rolar.
O sorteio
- As 32 seleções serão dividas em quatro potes e distribuídas nas oito chaves.
- O primeiro pote terá o Brasil (país sede) e as sete primeiras seleções do ranking da Fifa divulgado em 17 de outubro.
ARGENTINA
ALEMANHA
COLÔMBIA
ESPANHA
BÉLGICA
SUÍÇA
URUGUAI
- A Seleção Brasileira é a única que já conhece seu grupo (A).
- Os demais potes serão compostos pelas seleções de acordo com critérios geográficos e só serão divulgados oficialmente no dia 3. Provavelmente os potes estarão assim:
- Pote 1 (cabeças de chave): Brasil, Espanha, Argentina, Alemanha, Suíça, Bélgica, Colômbia e Uruguai
- Pote 2 (América do Norte e Central e Ásia): EUA, Costa Rica, Honduras, México, Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália
- Pote 3 (África, América do Sul e último classificado da Repescagem Europeia): Gana, Nigéria, Argélia, Costa do Marfim, Camarões, Chile**, Equador** e França ***
- Pote 4 (Europa): Holanda*, Itália, Inglaterra, Rússia, Bósnia, Portugal, Grécia e Croácia
- Com base nos potes é possível ter ideia da pior e da melhor formação de grupo para o Brasil. A melhor, seria com Grécia, Argélia e Irã. A pior, mais difícil, seria com México, França e Itália.
* Se a Jordânia passar pelo Uruguai, a Holanda vira cabeça de chave, a Jordânia entra no pote 3 e a França vai para o pote 4.
** Chile e Equador não podem cair no grupo de um país da América do Sul do pote 1.
*** França, por ser o pior europeu no ranking da Fifa (21º colocado), não pode cair no grupo de um país da Europa do pote 1.
Quem joga em Porto Alegre?
Só será possível saber as seleções que jogarão no Beira-Rio depois do sorteio, dia 6 de dezembro. Mas as datas já estão definidas. Confira:
Fase de grupos
- 15/6 - 16h - E3 x E4
- 18/6 - 13h - B2 x B4
- 22/6 - 13h - H2 x H4
- 25/6 - 13h - F1 x F4
Oitavas de final
- 30/6 - 1º do Grupo G x 2º do Grupo H
A Copa
- A partida de abertura, com a Seleção Brasileira, será dia 12 de junho, às 17h, no Itaquerão, estádio do Corinthians, em São Paulo.
- A fase de grupos se estenderá de 12 a 26 de junho. Com média de três jogos por dia. Na última rodada de cada chave, entre os dias 23 e 26, serão quatro partidas - duas por grupo.
- As oitavas de final serão nos dias 28, 29 e 30 de junho e 1º de julho, com duas partidas por data.
- As quartas de final serão nos dias 4 e 5 de julho, com duas partidas por dia.
- As semifinais serão nos dias 8 e 9 de julho.
- A decisão do terceiro lugar será no dia 12, e a final, no dia 13 de julho.
Seleções gaúchas
Algumas seleções já definiram os centro de treinamentos que usarão como base na Copa. Até agora, porém, nenhuma bateu o martelo para ficar em alguma das subsedes do Rio Grande do Sul. Por enquanto, apenas Costa Rica e Equador negociam com duas cidades gaúchas.
A única seleção que já bateu o martelo é a da Argentina, que usará o CT do Galo, do Atlético-MG, localizado na cidade de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Repescagem
Nova Zelândia 2x4 México
Com três gols do atacante Oribe Peralta, o México garantiu sua classificação para a Copa ao vencer a Nova Zelândia por 4 a 2, na madrugada de ontem, em Wellington.
Para quem não lembra, Peralta foi o carrasco do Brasil na final do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado.
Os mexicanos poderiam até ter se dado ao luxo de perder por três gols de diferença, já que golearam os neozelandeses por 5 a 1 na semana passada, no Estádio Azteca.
Vaga mexicana foi suada
Peralta, que já tinha feito dois gols no jogo de ida, acabou com qualquer chance de reação neozelandesa ao marcar mais três em 19 minutos ontem: aos 14, aos 29 e aos 33 do primeiro tempo. Chris James e Rory Fallon descontaram aos 35 e aos 39 da etapa final, e Carlos Peña fez 4 a 2 aos 42.
A classificação na repescagem veio depois de campanha desastrosa no Hexagonal final da Concacaf. O México entrou em quarto lugar e só garantiu a vaga na repescagem porque o Panamá perdeu para os EUA por 2 a 1 com dois gols depois dos 45 minutos do segundo tempo.
Uruguai 0x0 Jordânia (Na ida: 5x0)
A ausência de gols, ontem, não fez falta para os uruguaios, com crédito depois da goleada na partida de ida. O empate garantiu vaga para a Celeste que, antes do jogo, fez uma bela homenagem ao ex-atacante Ghiggi, autor do gol do Maracanaço, em 1950.