Copa 2014 - Liga dos Fanáticos



O povo da Copa

Cabeleireiro é craque em desenhar Neymar nas cabeças

Babu, 20 anos de profissão, faz do corte de cabelo uma obra de arte

12/06/2014 - 08h02min

Atualizada em: 12/06/2014 - 08h02min


Mateus Bruxel
Enviar E-mail
Babu é o Neymar dos cabelos

Foram dois testes. Em ambos, duas imagens tortas que nem de longe lembravam o craque Neymar. Resultado: cabeças raspadas. Mas o cabeleireiro Fabiano Soares Cardoso, conhecido no Bairro Azenha e em todo o Estado como Babu, 39 anos, não desistiu de fazer a mais ousada de suas criações: desenhar o rosto de Neymar numa nuca.
- Nas primeiras, Neymar estava sorrindo ou sério. Resolvi tentar mais uma vez usando a foto dele beijando a taça da Copa das Confederações, contou.
Na semana passada, com um olho na imagem do celular, outro no estudante Eder Cristiano de Lima Machado, 15 anos, concentrado ao extremo, Babu determinou-se a reproduzir o jogador na cabeça do guri. A tensão estava no rosto dele e do voluntário. Ambos desconheciam o que sairia no corte. A única certeza de Eder era de que poderia ter a cabeça raspada em caso de novo erro. Havia até um boné à espera.
 
Obra de arte

Mas depois de quase três horas aparando, raspando e pintando o cabelo do estudante, a terceira tentativa tornou-se a mais bem-sucedida. A confirmação deu-se a partir de outros clientes que chegavam no salão e reconheciam o rosto de Neymar brilhando na cabeça de um ainda assustado Eder.
- Tio, faz o Neymar em mim! - pediu a Babu um menino que cortaria o cabelo logo depois.
Juntos, Babu e Eder abriram um sorriso. A meta estava alcançada!
- É uma obra de arte. Não é um trabalho simples - justificou o cabeleireiro, voltando a respirar com mais tranquilidade.

Retoque a cada oito dias

Na profissão há 20 anos, Babu é conhecido na cidade por trabalhos mais ousados nas cabeças dos clientes. Apaixonado por desenho desde a infância, foi desafiado por um deles logo no início da carreira.
- O menino chegou me pedindo para desenhar a marca de um tênis. Nunca tinha feito nada parecido, mas gostei da proposta e deu certo. Depois, vieram desenhos tribais, aranhas e personagens de desenhos animados, como o Mickey. Nunca mais parei - recorda.
Como em jogo de futebol, Babu considera que a concentração é fundamental na hora de executar a "obra de arte". No salão, cada corte diferenciado custa R$ 150. Um normal sai por R$ 18. Se o cliente quiser continuar exibindo o corte diferenciado, precisa retocar a cada oito dias.

À procura de voluntários

Hoje, o cabeleireiro fechará seus três salões de beleza para, com os funcionários, torcer pela Seleção Brasileira. O feito de desenhar a imagem de Neymar beijando a taça é apontado como bom sinal. Mas Babu é um Neymar dos cabelos: nunca está satisfeito com sua arte. Ele quer mais:
- Procuro voluntários para eu tentar desenhar o Felipão e o David Luiz ainda durante a Copa!
Você se prontifica?




MAIS SOBRE

Últimas Notícias