Copa 2014 - Liga dos Fanáticos



Copa do Mundo

Porto Alegre se prepara para receber uma legião de argentinos

Polícias Civil e Militar, Eptc e o comércio estimam que de 40 a 50 mil hermanos estejam na Capital na próxima semana

20/06/2014 - 08h03min

Atualizada em: 20/06/2014 - 08h03min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Argentinos começam a chegar na capital gaúcha para o jogo do dia 25 no Beira-Rio

Comerciantes, Brigada Militar, Polícia Civil, EPTC. Órgãos públicos e privados se preparam para receber a legião de argentinos que deve invadir Porto Alegre nos próximos dias. Na quarta-feira, a seleção de Messi encara a Nigéria no Beira-Rio. A expectativa da polícia é de que entre 40 mil e 50 mil hermanos venham de avião, ônibus, carro e até bicicleta para o Rio Grande do Sul.

<A title=http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/tabelas/tabela-copa-do-mundo-2014-298.html/?utm_source=materia&utm_medium=materia&utm_campaign=linkleiamais href="http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/tabelas/tabela-copa-do-mundo-2014-298.html/?utm_source=materia&utm_medium=materia&utm_campaign=linkleiamais"><FONT title=http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/tabelas/tabela-copa-do-mundo-2014-298.html/?utm_source=materia&utm_medium=materia&utm_campaign=linkleiamais size=3 face="Times New Roman"><SPAN style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; FONT-SIZE: 12pt" title=http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/tabelas/tabela-copa-do-mundo-2014-298.html/?utm_source=materia&utm_medium=materia&utm_campaign=linkleiamais>Confira a tabela completa do Mundial<BR title=http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/tabelas/tabela-copa-do-mundo-2014-298.html/?utm_source=materia&utm_medium=materia&utm_campaign=linkleiamais>Leia todas as notícias sobre Copa 2014

- Ontem, cerca de 5 mil brasileiros, holandeses e australianos fizeram festa até depois das 4h na Cidade Baixa e não tivemos sequer um acidente. Mas sabemos que são perfis diferentes de torcedores, até pela rivalidade com a Argentina. Teremos de aumentar o efetivo em determinadas áreas - informou o subcomandante geral da Brigada, coronel Silanus de Oliveira Mello.

A Cidade Baixa, a partir de terça-feira, receberá maior efetivo de PMs, sobretudo à noite. A ideia é evitar a ação de vândalos - e até de alguns barra bravas na região.

- A gente não quer criar situação de constrangimento com o torcedor, sabemos que apenas uma minoria é desordeira. É preciso ter bom senso e não generalizar - salienta o coronel.

Outra preocupação dos brigadianos é em relação a possíveis invasões de estádio. No Maracanã, pelo menos cem argentinos aproveitaram portão com pouco policiamento e invadiram o estádio na partida contra a Bósnia. A cena se repetiu com chilenos na quinta-feira, no jogo contra a Espanha. Um grupo tentou invadir o estádio, mas depois de entrar no local destinado à imprensa acabou contido por policiais.

Fiscalização rigorosa

Para não correr riscos no Beira-Rio, policiais impedirão que pessoas sem ingressos cheguem perto do estádio. A fiscalização nas barreiras será rigorosa.

- Temos que evitar o que ocorreu no Maracanã - sentenciou Silanus.

O subcomandante acredita que o número de argentinos será bem menor do que o projetado pela própria Brigada.

- Alguns estudos falam em até 50 mil argentinos, mas acredito que muitos ficarão no Rio e não virão até aqui. A distância é longa, e eles teriam de voltar para São Paulo para seguir a seleção nas outras fases - raciocinou o militar, já prevendo a Argentina em primeiro lugar no Grupo F, o que a faria atuar nas oitavas na Arena Corinthians.

Na segunda-feira, dia seguinte a Coreia do Sul x Argélia, representantes da Polícia Civil se reunirão para definir a estratégia de monitoramento aos hermanos. A ação é coordenada pelo Departamento de Polícia Metropolitano.

- Não queremos criar situação de constrangimento com o torcedor, sabemos que apenas uma minoria é desordeira. É preciso ter bom senso e não generalizar"
Subcomandante geral da Brigada - coronel Silanus de Oliveira Mello.

O número

Foram comprados na Argentina 18.522 ingressos para jogos em Porto Alegre.

EPTC fará operação "tranca ônibus"

A EPTC fará uma operação especial para receber os hermanos. Uma área ao redor da Usina do Gasômetro servirá de estacionamento para todos os ônibus de excursão e vans com torcedores. Os 4km restantes até o Beira-Rio ter~]ao de ser feitos a pé.

- Na teoria, receberemos muito mais argentinos do que holandeses e australianos. Temos de nos preparar. Vamos tentar evitar que veículos grandes circulem pela cidade - disse o diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires.

Todos os cerca de 1,3 mil funcionários, segundo ele, trabalharão às vésperas e no dia do jogo da Argentina.

Vigilância redobrada nas entradas do Estado

A partir de segunda-feira, policiais que atuam na divisa do Estado ficarão em alerta. Em Torres e na região de Vacaria, PMs foram orientados a parar veículos com argentinos e checar a situação dos hermanos. Há receio de que os hermanos instalados hoje no Rio e em Belo Horizonte, QG da seleção de Messi, desçam em peso para Porto Alegre.

Quem tiver ingressado no país ilegalmente (sem passar pelo controle das fronteiras) será preso e encaminhado à Polícia Federal. A medida visa a evitar que os chamados barra bravas ingressem no Estado.

Em Sapucaia, a Brigada Militar monitora torcedores da dupla Gre-Nal que acenaram com a possibilidade de abrigar parceiros argentinos. Um homem com antecedentes por tráfico tem seus passos vigiados. A polícia teme que forneça drogas para torcedores estrangeiros.

- Muitos desses usuários viajam sem dinheiro e pensam em sustentar o vício à base de roubos e furtos. Sem contar que precisam comer. Estamos de olho na situação - assegurou um policial militar, que trabalhará à paisana e pediu para seu nome não ser citado.

- Desde o ano passado, temos acompanhado a movimentação desses torcedores. Estamos preparados - assegura o subcomandante do 33º BPM, capitão Rafael Luft.
Instrutor de policiamento turístico, o capitão é um dos especialistas da Brigada nesse tipo de atuação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias