Copa 2014 - Liga dos Fanáticos



Copa em Porto Alegre

Turistas australianos experimentam chimarrão no Acampamento Farroupilha

Recém-chegados a Porto Alegre, turistas matam a curiosidade de fazer e beber um dos símbolos da tradição gaúcha em oficina no Acampamento Extraordinário

17/06/2014 - 09h01min

Atualizada em: 17/06/2014 - 09h01min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Lívia Stumpf / Agencia RBS
Tony Spurgo (de azul) e Phill Wright (de amarelo) participaram de uma oficina de chimarrão

Os australianos Tony Spurgo, 42 anos, e Phill Wright, 47 anos, nunca chegaram perto de um chimarrão até aterrissarem em Porto Alegre, no domingo. Agora, garantem que já se arriscariam a preparar a bebida símbolo do gaúcho. A coragem surgiu depois de uma oficina no Acampamento Farroupilha Extraordinário, dentro do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, na manhã de ontem. A iniciativa faz parte do projeto Turismo de Galpão, que envolve os 76 entidades tradicionalistas instalados no parque.

Próximo ao hotel onde estão hospedados, o acampamento foi o primeiro local visitado pela dupla. Atentos às instruções do patrão do DTG Estância das Águas, Lidson Rodrigues Bassani, traduzidas por Marcos Antunes, aprenderam em pouco menos de meia hora os segredos de um bom mate.

Como saber a temperatura ideal da água, a quantidade certa de erva para a cuia e o modo correto de acomodar a bomba foram alguns dos truques ensinados. Antes de chegarem ao Estado, haviam visto a bebida típica apenas em um comercial da Copa do Mundo na tevê. Foi o que despertou a curiosidade.

Etiqueta gaudéria

Para a gauchada é algo óbvio, mas Lidson reforçou que o chimarrão se consome entre amigos em momentos de conversa e descontração.

- Não dá para oferecer o primeiro chimarrão ao amigo. O primeiro quem fez deve experimentar - ensinou Lidson.

Outras duas dicas da etiqueta gaudéria repassadas aos gringos: entregue a cuia com a mão direita e comece a roda do chimarrão também pela direita. Lidson também os orientou a não confundir erva de chimarrão com a erva do Tererê, consumido com água fria.

É amargo mas é bom

No fim da aula, Tony e Phill experimentaram e aprovaram a bebida.

- É um gosto amargo na garganta, mas é bom. É fácil de tomar - disse Tony.

Segundo ele, o gosto é melhor do que o do chá inglês que tomado na Austrália. Mesmo há pouco tempo na cidade, os amigos acreditam que sairão com boa impressão de Porto Alegre e garantem que até quinta-feira comprarão cuia e bomba. Colocarão na mala para a próxima parada, em Curitiba, onde a Austrália pega a Espanha.

Por outro lado, é fraco o otimismo da dupla com os próximos passos do time na Copa. Antes mesmo do jogo no Beira-Rio já arriscam a previsão de que a Austrália nem sequer passará da primeira fase.

- Será difícil. Se perdermos de 2 a 0 para a Holanda, tenho que ficar feliz - brinca Phill.

Saiba mais:
Interessados em participar das oficinas devem fazer inscrição prévia _ que pode ser gratuita ou paga - no Galpão da Hospitalidade, localizado próximo à entrada principal do acampamento. Toda programação está disponível no site www.portoalegrecriativa.info na barra "Turismo de Galpão".

O DG selecionou as melhores oficinas de hoje, agende-se:
10h
Oficina de Paella campeira. 60 vagas, gratuito.
Oficina de Lendas do Rio Grande do Sul. 20 vagas, gratuito.
Oficina de cordas de arreio. 20 vagas, gratuito.

18h
Oficina de chimarrão e poesia. 20 vagas, R$ 5,00.
Oficina de Truco de amostra. 10 vagas. gratuito.

20h
Oficina de comida campeira. 10 vagas, gratuito.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias