Paixão Tricolor
Cacalo: Renovação do contrato


Há quase unanimidade dos gremistas postulando a renovação do contrato de Vanderlei Luxemburgo. E entende-se como correta a renovação, mesmo que o técnico ainda não tenha conquistado título dirigindo o Tricolor. Circunstância que, muitas vezes, serve de base, para aceitação do profissional.
Mas é voz corrente que Luxemburgo deu ao Grêmio uma equipe de futebol e, mais do que isso, deu a essa equipe padrão de jogo. Pode ainda ser campeão da Sul-Americana, apesar da dificuldade que espero no jogo em Bogotá. Futebol é curioso e dinâmico porque permite opiniões e interpretações diferentes.
Desgaste
Respeitosamente, divirjo, da forma como a questão do técnico está sendo conduzida pelo Grêmio. A demora e a sequente transferência da solução acarretam em especulações de toda a ordem, que nunca são saudáveis em futebol.
Penso que deveria ter sido desencadeada série de reuniões, quase que ininterruptas, com exaustiva negociação entre os dirigentes e o profissional. Tudo para que o assunto tivesse rápida solução, positiva ou negativa.
Como está, o desgaste de todos é natural. Crescem as desconfianças recíprocas e surgem diversas versões. O clube e as pessoas não precisariam se tornar objetos de todas essas especulações.
Rapidez e competência nas decisões é golaço em futebol. Mas respeito que haja novos métodos modernos de administração de vestiário, longe de meu alcance e conhecimento.