Grêmio



Linha do Equador

A batalha da Pré-Libertadores será na altitude

O sorteio dos grupos da Libertadores colocou os gaúchos contra a LDU na fase preliminar

22/12/2012 - 14h02min

Atualizada em: 22/12/2012 - 14h02min


A corrida pela taça começa em 23 de janeiro

A sorte não esteve do lado do Grêmio sexta-feira, em Assunção. O sorteio dos grupos da Libertadores colocou os gaúchos contra a LDU na fase preliminar. Além de ser um inimigo tradicional, costuma fazer valer a vantagem de atuar nos 2,8 mil metros de altitude. Por isso, o Grêmio decidiu mudar sua pré-temporada. Ficará de 4 a 15 de janeiro em Londrina.

No dia 16, uma semana antes da estreia, viajará para Quito. O objetivo é acelerar a adaptação.
A LDU volta aos trabalhos no dia 4 de janeiro com um time novo. Contratou 13 jogadores e implementou renovação total. Confira o Raio-X dos equatorianos.

Uma LDU novinha em folha receberá o Grêmio no dia 23, no Estádio Casa Blanca.
O técnico Edgardo Bauza, argentino que levou o time à conquista da Libertadores em 2008, implementou mudança radical no time. Ele encerrou o ciclo da geração que colocou o clube no mapa do continente a partir de 2006 e o levou à conquista da América, em 2008, e da Copa Sul- Americana, em 2009 e em 2010. Bauza, adepto do futebol de velocidade, pretende tirar de cena alguns veteranos com amplos serviços prestados.

Casos de Reasco e Patricio Urrutia, esse o capitão das grandes conquistas.O clube até ofereceu renovação, mas não faz esforço para chegar a consenso com eles.

Renovação total no clube

Depois da derrota para o Emelec, que a empurrou para a pré-Libertadores, a LDU deflagrou sua renovação. A aposta é basicamente em jogadores jovens, que se destacaram no futebol equatoriano em 2012. Chegaram nesta semana nada menos do que nove jogadores - ao total, são 13 contratações.
Na quarta, foram apresentados o zagueiro Koob Hurtado, o lateral Carlos Arboleda e o volante Hugo Vélez.

Ontem, foi a vez de Francisco Rojas, Carlos Garcés, Johao Montaño, Yeison Ordóñez e Marcos Posligua vestirem a camiseta do time.

Ex-zagueiro do Figueirense

Por Skype, o clube apresentou seu xerife, o zagueiro argentino Ignacio Canuto, que passou pelo Figueirense sem deixar muita saudade.
Os argentinos Pablo Vitti, meia, e Ariel Nahuelpan, centroavante, não têm permanência garantida no clube. Bieler, argentino e craque do time, foi jogar nos EUA.Deixaram também o clube o zagueiro Calderón e o volante Ezequiel Luna.

Por dentro da LDU

O clube - A Liga Deportiva Universitária (LDU), do Equador, foi fundada em 1930. Para os locais, é a "Liga de Quito". Foi campeão equatoriano dez vezes, quatro delas desde 2003, quando passou a ser administrado pelo banqueiro Rodrigo Paz, 79 anos, um dos homens mais ricos do Equador.
Em 2008, celebrou o maior título da sua história, a Libertadores, ao vencer o Fluminense na decisão. Em 2009, voltaria a vencer o time carioca em uma decisão, desta vez pela Copa Sul-Americana. O clube também conquistou a Recopa em 2009 e 2010 - na primeira delas, ao vencer o Inter, comandado por Tite.

O estádio - O La Casa Blanca tem capacidade para 41.596 torcedores.
É um estádio novo, foi fundado em 1997 e inaugurado em confronto da LDU com o Atlético-MG.

A altitude - Quito fica a 2,8 mil metros acima do nível do mar.

Como classificou - Um dos times mais tradicionais da pré- Libertadores, a LDU ficou em terceiro lugar no Campeonato Equatoriano e, por isso, não conseguiu a vaga direta na fase de grupos.

O cara - O atacante Ariel, que passou pelo Coritiba. Sua permanência no clube, porém, é incerta.

Fase de grupos

Se o Grêmio avançar à próxima fase, entrará no Grupo 8, com Fluminense, Huachipato, do Chile, e Caracas, da Venezuela

As datas

A previsão é de que o primeiro jogo ocorra no dia 23 de janeiro, em Quito, e a volta no dia 30, na Arena. Os dias ainda não foram confirmados pela Conmebol.

Mudança nas regras

A Conmebol anunciou algumas mudanças nas regras da próxima edição da competição. A principal novidade é que começará a valer a suspensão automática quando o jogador receber três cartões amarelos. Determinou também que os cartões serão "zerados" ao final da fase de grupos, fazendo com que todos os jogadores entrem nas oitavas de final sem nenhuma advertência acumulada.

Outra mudança importante é que os clubes participantes poderão inscrever mais jogadores para a disputa da competição em 2013, passando o limite de 25 para 30 atletas. Depois do término da fase de grupos e até as quartas de final, será possível fazer três mudanças na lista de inscritos. E, quando a Libertadores for retomada para as semifinais, após a paralisação para a Copa das Confederações em junho, serão permitidas mais três novas alterações.

A Pré-Libertadores

Jogo 1
Deportivo Anzoátegui(Ven)* x Tigre (Arg)

Jogo 2
Grêmio* x LDU (Equ)

Jogo 3
Univ. César Vallejo(Per)* x Deportes Tolima (Col)

Jogo 4
Olimpia (Par)* x Defensor/Uru

Jogo 5
Bolívar(Bol)* x São Paulo

Jogo 6
Deportes Iquique (Chi)* x León (Mex)

*Decide a classificação em casa

Assim ficaram os grupos

GRUPO 1
Barcelona (Equ)
Nacional (Uru)
Boca Juniors (Arg)
Toluca (Mex)

GRUPO 2
Sporting Cristal(Per)
Libertad (Par)
Palmeiras
Vencedor do jogo 1

GRUPO 3
Arsenal (Arg)
The Strongest(Bol)
Atlético-MG
Vencedor do jogo 5

GRUPO 4
Vélez Sarsfield (Arg)
Peñarol (Uru)
Emelec (Equ)
Vencedor do jogo 6

GRUPO 5
Corinthians
San José (Bol)
Millonarios (Col)
Tijuana (Mex)

GRUPO 6
Independiente Santa Fe (Col)
Cerro Porteño (Par)
Real Garcilaso (Per)
Vencedor do jogo 3

GRUPO 7
Deportivo Lara (Ven)
Universidad de Chile
Newell’s Old Boys (Arg)
Vencedor do jogo 4

GRUPO 8
Fluminense
Huachipato (Chi)
Caracas (Ven)
Vencedor jogo 2


MAIS SOBRE

Últimas Notícias