Grêmio



Próximos passos

Crea vai apurar conduta de engenheiros da Arena após incidente na avalanche

Presidente da entidade garante rigor na avaliação do trabalho dos profissionais

23/05/2013 - 21h01min

Atualizada em: 23/05/2013 - 21h01min


Paulo Germano
Paulo Germano
Enviar E-mail
Dia 30 de janeiro, oito torcedores ficaram feridos na partida contra a LDU

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS) vai apurar se os três engenheiros que a polícia aponta como responsáveis pelo desabamento de torcedores no fosso da Arena, em janeiro passado, cometeram desvios éticos.

- Eles terão amplo direito à defesa. Mas posso adiantar que somos extremamente rigorosos - garante o presidente da entidade, Luiz Alcides Capoani.

Na edição desta quinta-feira, Zero Hora revelou que os engenheiros Marcos Benicio dos Santos, líder de projetos da OAS no Rio Grande do Sul, Jacques Andrade Antipoff, gerente de contratos da OAS, e Ricardo Sabino da Silva, contratado pela empresa terceirizada Aço Inox do Brasil, serão indiciados por dois crimes: lesão corporal culposa e exposição de outras vidas ao perigo iminente.

Feridos na Arena: queda na avalanche levará a indiciamento de engenheiros

Conforme a perícia do Departamento de Criminalística, o alambrado que cedeu no jogo entre Grêmio e LDU, ferindo oito pessoas na noite de 30 de janeiro, nem sequer atendia às normas para construção de um guarda-corpo em prédio residencial. Portanto, jamais poderia oferecer segurança a milhares de pessoas em um estádio.

O coordenador da comissão de ética do Crea, Odir Francisco Ruckhaber, explica que a conduta dos três profissionais deverá ser primeiramente avaliada em câmaras setoriais do conselho. Santos e Antipoff, que são engenheiros civis, serão submetidos à câmara de engenharia civil, formada por 30 conselheiros - e Sabino, engenheiro mecânico, será analisado na câmara de engenharia industrial, com 20 integrantes.

- Um assunto como esse, de apelo público e notório, muito provavelmente será encaminhado para a comissão de ética - afirma o coordenador Ruckhaber.

Na prática, a sanção máxima que o Crea poderá aplicar aos engenheiros será uma censura privada - que é uma repreensão interna, sem maiores prejuízos profissionais. As punições brandas são consequência de um código de ética ultrapassado, conforme o presidente Capoani, que lidera um movimento para torná-lo mais rigoroso.

Procurada por Zero Hora, a Arena Porto-Alegrense, empresa gestora do Arena, não comentou o indiciamento dos engenheiros.

GRÁFICO: a comemoração que virou acidente na Arena


MAIS SOBRE

Últimas Notícias