Everaldo, Spessato e Émerson Santos esperam nova chance no Grêmio - Grêmio - Esporte - Diário Gaúcho

Versão mobile

 

A legião dos emprestados28/12/2013 | 11h03

Everaldo, Spessato e Émerson Santos esperam nova chance no Grêmio

Trio passou as últimas temporadas em outros clubes, sem muito destaque

Everaldo, Spessato e Émerson Santos esperam nova chance no Grêmio Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Divulgação
Spessato é um dos jogadores que vai brigar por espaço no grupo de Enderson Moreira Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação

O Gauchão poderá ser o recomeço para três guris que retornam de empréstimo. Em busca de segunda chance de mostrar seu valor no clube onde se criaram, o lateral-direito Spessato, o meia Emerson Santos e o centroavante Everaldo querem aproveitar os primeiro jogos com o time B no Gauchão.

Ao contrário do que aconteceu com Leandro, que se destacou no Palmeiras, o trio teve dificuldades de se firmar nos clubes em que atuaram em 2013. Destaque na base, o lateral-direito Spessato, 22 anos, quer começar bem 2014 para agradar Enderson Moreira. Desde que recebeu a ligação do superintendente de futebol Antônio Carlos Verardi avisando-o de que seria utilizado, o lateral passou a cuidar da parte física. Quer chegar em forma na quinta-feira, data da reapresentação.

– A direção está apostando nos pratas da casa. Estou me cuidando desde as férias – conta Spessato, cujo contrato vai até maio de 2015.

Após passagem pelo Juventude no Gauchão deste ano, Spessato voltou para o Olímpico. Além de jogar na lateral, ele também atua na meia. Mesmo polivalente, o objetivo é disputar lugar com o lateral-direito Tinga, esse já na lista de Enderson para 2014.

– Quero ser usado na lateral, que é minha posição. Posso ajudar o técnico fazendo outras funções, mas a minha intenção é ser lateral mesmo.

Spessato reencontrou o amigo Everaldo, 22 anos e 1,81m, no segundo semestre. O centroavante andou pelo Caxias em 2012 e fez sucesso neste ano pelo CSA-AL. Foi goleador do Alagoano, com 13 gols em 24 jogos. Voltou em setembro por atrasos salariais no CSA. Seu tempo para mostrar serviço é curto, já que o contrato expira em maio.

A dupla disputou pelo Grêmio as Copas Metropolitana e Willy Sanvitto no segundo semestre.

Já Émerson Santos, 21 anos, volta depois de dois anos no Coritiba. Envolvido na contratação de Léo Gago, o meia que pintou como promessa na Copa SP de 2011 tem contrato até março de 2016. No Paraná, teve pouco espaço. No Brasileirão, atuou em dois jogos da reta final, contra Corinthians e Criciúma.

– Ele não foi muito bem. Teve muitas oportunidades e em nenhuma das vezes que jogou conseguiu se firmar. Não teve  grande sequência, mas passou por vários treinadores sem emplacar. Não empolgou – analisa Róbson Martins, jornalista da Gazeta do Povo.

Grêmio tem jogador de seleção e craque da Série B na relação dos que voltam de empréstimo:

Douglas Grolli
Contrato até 30/11/2015
O zagueiro de 24 anos jogou a Série B pelo São Caetano. Deu azar, o time caiu para a Série C. Vai para o Londrina.

Tony
Contrato até 14/5/2016
Indicado por Vanderlei Luxemburgo, chegou a atuar em 2012. Perdeu espaço e saiu para o Criciúma, onde foi reserva.

Dener
Contrato até 31/12/2013
Lateral-esquerdo, teve chances com Renato em 2011. Depois, foi cedido para Veranópolis e Caxias.

Bruno Collaço
Contrato até 30/4/2013
Lateral-esquerdo, 23 anos, passou 2012 no Goiás, onde foi reserva com Enderson Moreira. Em 2013, jogou o Brasileirão pelo Náutico. Deve ser emprestado de novo.

Léo Campos
Contrato até 31/12/2013
Lateral-esquerdo, destaque do Grêmio na Copa do Brasil Sub-20 de 2012. Promovido, não se firmou. Jogou no Audax-RJ no segundo semestre.

Willian Magrão
Contrato até 31/12/2013
Volante, depois da cirurgia no joelho, nunca se firmou. Estava no Figueirense e seu contrato acabou.

Léo Gago
Contrato até 31/12/2014
Foi um dos melhores jogadores do Grêmio na Copa do Brasil de 2012, mas caiu drasticamente de desempenho no segundo semestre daquele ano. Foi para o Palmeiras em 2013, na  negociação por Barcos. Mas jogou pouco. Perdeu três meses por lesão no tornozelo e fez apenas 13 jogos pelo Palmeiras.

Mateus Magro
Contrato até 31/3/2016
Volante trazido do Novo Hamburgo para os juniores, em 2009, tem 23 anos e nunca se firmou. Passou por Caxias, Ypiranga e Vila Nova-GO. Estava no Red Bull.

Maylson
Contrato até 31/12/2013
O meia foi apontado como um dos responsáveis pelo acesso do Figueirense. Seu contrato com o Grêmio acabou.

Felipe Nunes
Contrato até 30/11/2015
Foi a sensação da pré-temporada de 2012. E ficou nisso. Emprestado ao Figueirense foi  devolvido o Catarinense de 2013 por baixo rendimento.

Marco Antonio
Contrato até 31/12/2014
Emprestado ao Atlético-PR para o Brasileirão, jogou só cinco partidas. Sofreu lesões e ficou atrás de Paulo Baier, Everton e do espanhol
Fran Mérida.

Roberson
Contrato até 31/7/2014
24 anos, estava no Avaí. Começou bem, mas decaiu. Já esteve no Juventude e no Sport.

Rondinelly
Contrato até 12/5/2017
Contratado em 2012 como grande revelação do Vila Nova-GO, o meia até começou bem. Após a eliminação para o Palmeiras na Copa do Brasil, quando cometeu um erro que originou um dos gols do time paulista, perdeu espaço. Foi para o Palmeiras na negociação que trouxe Barcos, mas fez apenas três jogos.

Junior Viçosa  
Contrato até 31/3/2015
Foi reserva de Walter no Goiás nas duas últimas temporadas. Como o técnico era Enderson Moreira, tudo leva a crer que não será aproveitado.

Wesley
Contrato até 18/4/2014
Uma das principais apostas das categorias de base para o ataque do Grêmio. Não recebeu oportunidades no profissional e passou os últimos anos emprestado para ASA-AL, Pelotas e Red Bull.

Marcelo Moreno
Contrato até 31/12/2015
O centroavante acertou a volta ao Cruzeiro. Passou o segundo semestre no Flamengo, onde acabou sufocado pelos gols de Hernane. O Grêmio pagará parte do seu salário. Especula-se que ainda custará R$ 200 mil mensais.

Leandro
Contrato até 13/5/2016
Após brilhar no Gauchão de 2011, caiu de rendimento. Problemas extracampo também atrapalharam. Emprestado ao Palmeiras como pagamento pela vinda de Barcos, foi um dos destaques no acesso do time paulista. Deve permanecer em São Paulo em 2014.

DIÁRIO GAÚCHO

 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros