Grêmio



Oportunidade

Contra Atlético-MG, Breno tem vestibular para ganhar espaço no Grêmio

Lateral-esquerdo de 19 anos se destaca pela qualidade nas jogadas de ataque

26/04/2014 - 11h26min

Atualizada em: 26/04/2014 - 11h26min


Marcelo Oliveira / Agencia RBS
Breno será o titular da lateral-esquerda contra o Atlético-MG

Neste domingo, às 18h30min, Breno sentirá de novo um frio na barriga. Acostumado a superar as dificuldades impostas pela vida, o lateral-esquerdo de 19 anos vive um 2014 recheado de estreias.

O guri atuou pela primeira vez na Arena, começou jogando o Brasileirão pelo time misto e entrou nos minutos finais na derrota para o San Lorenzo na Libertadores. Contra o Atlético-MG, ganha outra chance como titular. Uma boa atuação pode credenciá-lo para começar a decisão contra os argentinos, na quarta-feira, caso Wendell seja vetado.

Fora de casa desde os dez anos

Breno saiu de casa com apenas dez anos. Deixou Teodoro Sampaio, cidade paulista de 20 mil habitantes, na divisa com Paraná e Mato Grosso do Sul, para testes no Olímpico.

- Quando fiz o primeiro teste aqui não passei. Me disseram que era bom, mas não tinha altura. Parecia um toquinho de amarrar jegue - brinca o lateral.

Mesmo guri, seguiu viagem. Aos 14 anos, recebeu proposta do Red Bull, de Campinas. O clube tinha estrutura de primeiro mundo: campo perfeito, vestiário e alojamento impecáveis, uniformes de qualidade. Breno enfrentou a primeira provação:

- Não era convocado para os jogos do sub-17. Ligava chorando todas as noites para casa. Não queria mais jogar. Aí minha mãe me disse: "Se voltar, ou vai cortar cana ou será empacotador de supermercado". Aproveita a chance!".

Adotado pelo preparador físico

Breno aceitou o conselho da mãe. O preparador físico do time sub-20, Sérgio Souza Amaral, percebeu a tristeza de Breno. Ofereceu a própria casa e a família nos finais de semana para ajudá-lo na adaptação. Deu certo. Por isso, Breno o considera hoje como um pai.

Ponta-esquerda nos primeiros treinos no Red Bull, o guri ouviu os apelos para virar lateral-esquerdo. Não aceitou os dois primeiros e ficou de fora dos jogos. Procurou o técnico e aceitou "o pedido". Na estreia na nova posição, contra o Juventus-SP, deu o passe para um gol e ajudou o time a vencer por 2 a 1. Nunca mais deixou a lateral. Em fevereiro de 2013, o Grêmio entrou pela segunda vez na sua vida. As boas atuações na Copa SP do ano anterior fizeram o clube gaúcho a buscá-lo no Red Bull.

Neste domingo, Breno dará mais um passo na sua trajetória. O jogo contra o Atlético-MG é como um vestibular fora de época. Se for aprovado, pode até estar no time contra o San Lorenzo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias