Grêmio



Operação Papa

Os cinco pontos da preparação do Grêmio para a partida contra o San Lorenzo

A estreia no Brasileirão, contra o Atlético-PR, domingo, será ensaio para enfrentar o San Lorenzo, o time do papa Francisco

18/04/2014 - 09h01min

Atualizada em: 18/04/2014 - 09h01min


O caminho das oitavas de final da Libertadores passa por Florianópolis. Todos os detalhes são observados com o propósito de chegar afiado a Buenos Aires. Trata-se da Operação Papa. Faz parte dela, por exemplo, enfiar a cabeça no trabalho como forma de esquecer a goleada no Gre-Nal. Por isso, boa parte dos titulares atuará no Orlando Scarpelli, mesmo que isso custe viagem de ônibus no domingo à noite e poucas horas de sono antes de ir para a Argentina. Pela Libertadores, vale o esforço.

Novo esquema

O técnico Enderson Moreira dedicou os últimos dias de treinos para ensaiar o esquema tático. Com o retorno de Zé Roberto ao meio-campo, o time passou a jogar com uma linha de três jogadores se aproximando de Barcos. No treino, começou com Riveros, Zé Roberto e Dudu. Depois de Rodriguinho ocupou o lugar de Riveros, que recuou e ocupou o lugar de Ramiro. Riveros é muito cobrado para ser um assistente de Pará nas jogadas pelo lado de campo.

Titulares em Floripa

O time para a estreia do Brasileirão ainda é dúvida. Pelos treinos de quarta-feira e ontem, o time será titular - à exceção de Werley e Rhodolfo, poupados, e Wendell, que volta da seleção sub-21 hoje. O trabalho de hoje definirá quem mais deve ser poupado no domingo, contra o Atlético-PR. Zé Roberto poderá atuar por alguns minutos, como última etapa da sua preparação visando ao confronto com o San Lorenzo. Rodriguinho, testado ontem após a saída de Ramiro, deve estrear no domingo. Pelo seu estilo agudo e de velocidade, veio para ser alternativa do meio para a frente.

O provável time para domingo:

Marcelo Grohe; Pará, Bressan, Geromel e Breno; Edinho, Ramiro (Rodriguinho), Riveros, Zé Roberto e Dudu; Barcos.

A surpresa Luan

Melhor jogador do Grêmio neste começo de ano, o meia-atacante ainda está em estágio de recuperação física depois da cirurgia sofrida dia 4 de abril. Mas hoje, ele participará do primeiro treino com os companheiros e sob o comando de Enderson Moreira. É um passo gigante para estar em campo na quarta-feira, em Buenos Aires.

O atacante viajará com o grupo para a Argentina. A questão agora é saber se terá condições físicas de suportar uma partida complicada e de muito choque. Isso depois de dez dias inativo.

O trabalho especial elaborado para Luan começou a ser colocado em prática na terça-feira. A proteção que será utilizada na mão direita foi testada ontem pela primeira vez. Ela foi feita sob medida pelo médico Ricardo Kaempf, responsável pela cirurgia na mão de Luan. Sob comando do preparador físico Fábio Mahseredjian, o meia-atacante simulou situações de jogo e treinou finalizações.

De ônibus e de avião

O Grêmio voltará de ônibus de Florianópolis para que os jogadores possam dormir, pelo menos, parte da noite em casa. A volta de avião foi inviabilizada pelo movimento do feriadão de Páscoa. Assim, o time pega a estrada logo depois de encarar o Atlético-PR.

A previsão de chegada a Porto Alegre é de 2h de segunda-feira. A reapresentação está marcada para o início da tarde, no Olímpico. O voo para Buenos Aires parte às 16h. A ordem é para que todos descansem e durmam ao máximo.

Treino só mesmo na terça-feira, no Estádio Nuevo Gasômetro, casa do San Lorenzo, no reconhecimento do gramado. Será o único trabalho antes de encarar os argentinos.

Espião porteño

Enderson Moreira contará com um observador na Argentina. A missão dele é assistir amanhã a San Lorenzo x Newell's, pelo Campeonato Argentino. O jogo será no Estádio Nuevo Gasômetro, mesmo endereço da decisão de quarta-feira. O problema é que o espião gremista deve ver pouco. O técnico Edgardo Baúza estuda escalar reservas contra o Newell's, já visando ao jogo contra o Grêmio.

O San Lorenzo é o sétimo colocado no Argentino. Tem 22 pontos, três a menos do que o líder, o Estudiantes. São seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O ataque fez 15 gols (1,07 por jogo). A defesa levou 14.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias