Grêmio



ZH Explica

Experiência e trabalho com jovens: o perfil do técnico que o Grêmio procura

Diretoria quer profissional que não imponha restrições a um contrato curto

28/07/2014 - 19h11min

Atualizada em: 28/07/2014 - 19h11min


Luís Henrique Benfica
Luís Henrique Benfica
Enviar E-mail
Montagem sobre fotos da AFP / null
Tata Martino e Alejandro Sabella estão entre os nomes cotados

O Grêmio não tem mais tempo para errar. A seis meses do final de sua gestão, a direção busca para o lugar de Enderson Moreira um treinador experiente, capaz de produzir resultados positivos em seis meses. E, talvez, erguer uma taça, seja no Brasileirão ou na Copa do Brasil.

O perfil procurado é de um técnico de carreira consolidada. Apesar dos elogios públicos a Enderson Moreira, os dirigentes já admitem que foi um erro apostar em um emergente para uma competição com a exigência da Libertadores. Dentro desse raciocínio, ficam excluídos jovens técnicos, como Gilmar Dal Pozzo, um dos nomes oferecidos por empresários. Conforme o executivo de futebol Rui Costa, mais de 20 sugestões de técnico já haviam sido apresentadas por agentes desde domingo.

Outra exigência é que o novo comandante tenha aptidão por trabalhar com jovens jogadores e se encaixe no projeto de verticalização, que inclui o máximo aproveitamento da base. Por fim, que não imponha restrições a um contrato curto, que seja renovado em caso de vitória da situação na eleição presidencial de setembro. 

Gerardo Tata Martino, ex-treinador do Newell's Old Boys-ARG e Barcelona, conta com a admiração do executivo de futebol Rui Costa. Seu nome foi lembrado pela primeira vez pelo dirigente em novembro de 2012, quando optou-se pela renovação com Vanderlei Luxemburgo.

Enquete: quem deve ser o novo treinador?
Colunistas opinam sobre o perfil do novo técnico
Leia mais notícias sobre o Grêmio
Confira a tabela completa do Brasileirão

- Este (Tata) é um nome acima de qualquer discussão. Mas talvez acerte com a seleção argentina - pondera Rui Costa.

Do grupo atual, o técnico conhece o volante Riveros, ao lado de quem trabalhou na seleção paraguaia.

A contratação de outro argentino, Alejandro Sabella, foi cogitada pelo diário Olé. Especulação que cresceu diante da demora na renovação do contrato do treinador com a seleção argentina.

- Meu sentimento é de que virá um estrangeiro - comenta um empresário com trânsito no Olímpico, citando o prestígio de treinadores argentinos em diversos países.

Fábio Koff não despreza Celso Roth. Em conversa de bastidores, elogia o técnico do Coritiba pela vitória tática contra Enderson Moreira na Arena. Mas teme pela rejeição entre os torcedores.

Tudo seria mais fácil se Tite, o ficha 1, tivesse aceitado. Campeão do mundo pelo Corinthians em 2012, o treinador projeta voltar a trabalhar somente em outubro. Luiz Felipe Scolari, outro sonho de consumo, também parece distante de um acerto.

Não há prazo para o anúncio, avisa Rui Costa, disposto a não errar. Por isso, dificilmente André Jardine, recrutado como interino do Sub-20, deixará de ser o treinador na partida de sábado, em Salvador, contra o Vitória.

Em gráfico, veja o prazo de validade dos técnicos do Grêmio:

Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

IOS

Android


MAIS SOBRE

Últimas Notícias