Grêmio



Busca pelo novo treinador

Sem Tite, Tata Martino desponta como favorito da direção gremista

Martino era um dos três nomes preferidos da direção gremista ao lado de Tite e Felipão, que não desejam voltar a treinar no momento

29/07/2014 - 08h31min

Atualizada em: 29/07/2014 - 08h31min


Em gráfico, veja o prazo de validade dos técnicos do Grêmio:

LLUIS GENE,AFP / AFP
Tata Martino treinou o Barcelona na última temporada

Para manter o sonho de voltar a conquistar um título nacional, o Grêmio está no mercado em busca um técnico "capaz de colocar o clube como um dos protagonistas do futebol", segundo as palavras diretor-executivo Rui Costa. O nome do argentino Tata Martino desponta como favorito.

Tite, sonho de consumo da direção, já deixou bem claro que não tem intenção de mudar seus planos de só voltar ao mercado em outubro, mesmo que o clube tenha encaminhado uma proposta para um contrato até dezembro de 2015 e com patrocinadores bancando seu salário. Felipão, outro alvo de Fábio Koff, também não tem intenção de voltar a treinar em 2014.

Por isso, da lista inicial de três nomes que agradam ao presidente, só sobrou Tata Martino, ex-técnico de Messi e Neymar no Barcelona, e que espera um convite para assumir a seleção argentina. Martino é um técnico que já esteve na mira da direção gremista. Rui Costa define o ex-treinador de Newell's e Barcelona como "um nome acima de qualquer discussão", e garante que treinadores estrangeiros estão tão bem cotados como os brasileiros.

ENQUETE: quem deve ser o novo treinador?
Colunistas opinam sobre o perfil do novo técnico
Leia mais notícias sobre o Grêmio
Confira a tabela completa do Brasileirão

- Não há preconceito por nacionalidade, queremos um profissional compromissado e que tenha vontade de estar conosco.

Depois de sete meses com Enderson Moreira à frente da comissão técnica, a direção avaliou que a equipe não rendia nos jogos o mesmo que nos treinamentos. E como a cada partida a esperança de recuperação diminuía, o clube resolver trocar o comando. Depois das chegadas de Fernandinho e Giuliano, a leitura de pessoas próximas ao presidente é de que "o cavalo ficou mais forte do que o jóquei".

Mais mudanças na comissão

Ainda que o Grêmio tenha pressa para anunciar o novo técnico, a direção confirmou na segunda-feira a efetivação de André Jardine como assistente técnico permanente, repetindo a função que Roger Machado exerceu em temporadas anteriores. Ao menos nesta terça, será de Jardine a responsabilidade de treinar os jogadores no Olímpico. O ex-técnico da categoria sub-20 assume interinamente o comando dos profissionais enquanto a direção busca o substituto de Enderson.

- André já vinha sendo trabalhado para ser essa figura. Queremos criar uma comissão técnica permanente, que tenha a cara do Grêmio - afirmou Rui Costa.

TATA MARTINO

Porque sim: Seu estilo de futebol encanta a direção do Grêmio. O diretor-executivo Rui Costa admitiu que já estudou a contratação do técnico em outras oportunidades.

Porque não: O interesse da seleção argentina é um obstáculo gigante, além da negociação para definir a duração do seu contrato.

Quem é: Argentino de Rosario. Gerardo Martino, 51 anos, é conhecido em seu país como Tata Martino.

Como jogador, atuou a maior parte da carreira no Newell's Old Boys, onde também se destacou na função de técnico, sendo semifinalista da Libertadores de 2013 (o time foi eliminado nos pênaltis pelo campeão Atlético-MG).

Ainda na temporada passada, foi contratado pelo Barcelona, onde ficou até maio deste ano, sem obter sucesso. Também trabalhou no Libertad-Par, Cerro Porteño-Par e na seleção do Paraguai.


TITE

Porque sim: É o nome dos sonhos do Grêmio. Um técnico que se qualificou e que atende ao perfil desejado, de um profissional que está acostumado a grandes conquistas e a pressão da torcida.

Porque não: Ele não quer interromper os seus estudos. O sonho de treinar uma seleção durante os próximos quatro anos para a Copa é sua prioridade, ou até mesmo a ida para um clube europeu de ponta.


FELIPÃO

Porque sim: Em conversas com o presidente Fábio Koff, admitiu que o desafio de provar sua qualidade no Grêmio, onde seu trabalho apareceu com mais força, o motivaria. No lugar de Murtosa, o seu auxiliar seria o sobrinho Darlan Schneider.

Porque não: Ele já avisou ao presidente Fábio Koff que não teria interesse em voltar a rotina de treinador neste momento. O nascimento do neto na Europa é prioridade.

Os outros 
Oferecidos por empresários, a maioria desta lista parece não ser o perfil que a direção gremista busca para assumir o cargo neste momento. Mas como as negociações e sondagens aos preferidos podem não dar resultados, surpresas podem surgir.

Quem são: Alejandro Sabella, Celso Roth, Gilmar Dal Pozzo, Jorge Sampaolli e Nelsinho Batista.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias