Esportes



Protesto

Faixa em avenida de Porto Alegre critica STJD

Pendurada na passarela do Parcão, na Avenida Goethe, frase faz referências a frases racistas de auditor do tribunal

09/09/2014 - 08h37min

Atualizada em: 09/09/2014 - 08h37min


Ronaldo Bernardi / null

Na madrugada desta terça-feira, um protesto contra o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) surgiu em um dos pontos mais conhecidos de Porto Alegre. Uma faixa com os dizeres "Quem julga o $TJD?" foi pendurada na passarela do Parcão, na Avenida Goethe, ponto tradicional de comemorações de torcidas na capital gaúcha.

O protesto faz referência a postagens antigas do auditor do STJD Ricardo Graiche, que participou do julgamento que excluiu o Grêmio da Copa do Brasil por conta das ofensas raciais ao goleiro Aranha, do Santos. Segundo reportagem da Rádio Gaúcha, Graiche teria postado, entre outras mensagens, uma foto de uma criança negra enrolada em um rótulo de refrigerante.

Depois da repercussão,o auditor pediu licença do tribunal - o órgão abriu sindicância para apurar a conduta de Graiche.

No próximo dia 19, o STJD deve julgar, no Pleno, o recurso impetrado pelo Grêmio para transformar a eliminação da Copa do Brasil em multa. Em entrevista concedida no sábado ao jornal Estado de S. Paulo, o presidente do tribunal, Caio Rocha, reconheceu que os auditores do Pleno "costumam adotar decisões mais técnicas do que emocionais", o que deu esperanças ao jurídico gremista.

Especial futebol racista: a intolerância de ontem e hoje
STJD julga caso de racismo contra Paulão nesta semana

Conforme o procurador Alberto Franco, o objetivo do recurso é fazer valer as duas penas originais. O Pleno do STJD é composto por nove auditores. Um deles é o gaúcho Décio Neuhaus.

Foto: Ronaldo Bernardi


MAIS SOBRE

Últimas Notícias