Grêmio



Fica ou vai?

Cinco motivos para o Grêmio manter Marcelo Moreno em 2015

Vice-artilheiro do Brasileirão tem contrato e retorna de empréstimo

22/10/2014 - 15h01min

Atualizada em: 22/10/2014 - 15h01min


Diego Vara / Agência RBS

O Grêmio tem garantida a permanência de Barcos para 2015. E pode ganhar outra opção para a função de centroavante com o retorno de Marcelo Moreno, atualmente emprestado ao Cruzeiro - a volta será avaliada pela nova direção, formada pelo presidente eleito Romildo Bolzan Jr. Contratado para a temporada 2012, Moreno ficou apenas um ano no Grêmio e acabou fora dos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo no início de 2013.

Relembre a passagem de Moreno pelo Grêmio

Leia mais notícias sobre o Grêmio
Confira a tabela do Brasileirão

*ZHESPORTES

Zero Hora apresenta cinco motivos para o Grêmio não abrir mão de Moreno na próxima temporada, a última do contrato do centroavante com o clube.

Wianey: Já imaginaram Barcos e Moreno formando o ataque do Grêmio?

1. Opção com dois centroavantes
Felipão nunca tentou a formação com Barcos e Lucas Coelho como titulares. Mas a opção com Marcelo Moreno ao lado do argentino seria viável. Ainda que os dois sejam centroavantes de ofício, têm um bom poder de mobilidade e saem da área com frequência para buscar o jogo - Barcos, inclusive, já foi criticado algumas vezes por isso. Moreno já atuou no próprio Grêmio ao lado de outro jogador de características parecidas - André Lima. Famoso por gostar de jogadores de referência, o técnico gremista poderia usar dois ao mesmo tempo.

2. Qualificação do grupo e disputa interna
Mesmo que opte por usar apenas um dos seus centrovantes, Felipão teria duas alternativas de bom nível para uma temporada longa. Esse é um dos segredos do rendimento do Cruzeiro nos últimos dois anos - ter reservas com qualidade semelhante aos titulares. Além da disputa interna que motivaria ambos os atletas, o Grêmio evitaria uma dependência em casos de lesão, suspensão ou convocação - Moreno é chamado com frequência pela seleção da Bolívia. O equilíbrio das atuações de Moreno e Barcos pelo Grêmio chama a atenção. O boliviano marcou 23 gols em 62 jogos com a camisa tricolor - uma média de 0,37 gol por partida. O argentino fez 40 em 102 jogos - 0,39 a cada duelo.

3. Boa fase no Brasileirão
Qual torcedor não quer um dos artilheiros do Brasileirão em seu elenco? Moreno é o segundo colocado na lista de goleadores neste momento - atrás apenas de Henrique, do Palmeiras. Muitos clubes fazem altos investimentos para contratar um jogador com tantos gols na temporada anterior, e o Grêmio tem a possibilidade de ficar com um apenas por seus salários. O custo-benefício parece vantajoso.

4. Valor de mercado
Como principal artilheiro do líder do campeonato, Marcelo Moreno está obviamente valorizado. Reemprestá-lo é uma possibilidade descartada pela direção. Se Moreno jogar uma nova temporada pelo Grêmio e for bem, até a renovação de contrato passa a ser uma possibilidade. Na pior das hipóteses, o clube exploraria melhor o investimento feito junto ao Shakhtar Donetsk para contratar o jogador antes da temporada 2012 - o clube pagou 2,5 milhões de euros, além de ceder 15% dos direitos econômicos de Douglas Costa, por 70% dos direitos de Moreno.

5. Novo ambiente
Marcelo Moreno deixou o Grêmio no início de 2013 por conta de uma relação complicada com Kleber e Vanderlei Luxemburgo. Hoje, ambos estão longe - o Gladiador até tem contrato com o clube, mas o seu retorno está descartado. Por isso, o boliviano reencontraria o Grêmio com um novo vestiário, um novo ambiente e novas relações. Este fator permite a volta que não aconteceu no início desta temporada, quando retornou de empréstimo do Flamengo e foi imediatamente recolocado no mercado.

Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play


MAIS SOBRE

Últimas Notícias