Grêmio



Mundo à parte

Os Vips da Arena: camarotes servem como palco para negócios

Serviços exclusivos no estádio do Grêmio são utilizados por empresários para atrair clientes nos dias de jogos

06/12/2014 - 15h04min

Atualizada em: 06/12/2014 - 15h04min


Anderson Fetter / Agência RBS
Igor Zveibrucker confere o Grêmio contra o Cruzeiro do conforto do seu camarote

Em cima da hora, os ocupantes das áreas Vips chegam apressados e procuram seus camarotes pelos corredores de lajotas claras e ladrilhos azuis que circundam todo o nível 3 da Arena. São quase 22h, Grêmio e Cruzeiro já vai começar e é jogo de 43 mil torcedores na hora decisiva do Brasileirão. Mas apenas 1,7 mil transitam na área destinada a poucos. As recepcionistas, que mais parecem modelos, aguardam visitantes à saída dos elevadores e os garçons correm de um lado a outro para entregar os pedidos antes do início do jogo.

Os Vips do Beira-Rio: grifes dividem espaço com camisas coloradas

Alguns dos convivas do empresário Igor Zveibrucker, 34 anos, se acomodam nas poltronas que dão para o interior do estádio, e outros beliscam algo no hall de 30 metros quadrados do camarote onde estão os sofás, as TVs de LCD e o balcão com os panelões de comida. Igor é diretor geral do grupo ALP, de transporte de produtos químicos da Grande Porto Alegre. Está em companhia de alguns dos seus funcionários e gente de outras empresas que se relacionam com a ALP. Há crianças pelo hall, e a visão do campo de jogo é panorâmica, do ponto logo acima da Geral.

Igor assiste ao jogo de pé, vê o lance ao vivo e confere o repeteco na TV e conversa com clientes, familiares e dá socos no ar quando Riveros faz 1 a 0.

- Eu vejo o Grêmio e faço investimento convidando clientes. Gasto cerca de R$ 150 mil por ano. Você acha muito? - diz o empresário referindo-se à locação anual do camarote de 24 poltronas.

Igor paga mais. A cada jogo, ele desembolsa R$ 700 para comprar o principal pacote de refeição fornecido por uma terceirizada. Seu combo é o mais variado e mais caro. Às 20h30min começam a servir pipocas e bebidas. Meia hora depois chegam 25 croissants e 24 cachorros quentes, e na hora do jogo há reforço de pipocas. Com meia hora de jogo, servem o risoto e entregam outra porção de croissants e cachorros quentes.

A garçonete é exclusiva no camarote do Igor, outro mimo do combo mais caro. Katiele Mattos, 20 anos, faz Educação Física na Ulbra e trabalha em eventos. Ela repõe os mantimentos que ficam estocados nas cozinhas do anel vip. Com o jogo em andamento, só os garçons transitam pelos corredores onde se ouve os "uuuuu" abafados da torcida.

Pipoca, saudades do Olímpico e a falta de álcool

Ex-campeão do mundo pelo Grêmio e hoje grande empresário do futebol, Jorge Baidek utiliza seu camarote como sala de serviço e relações públicas.

- A casa é acolhedora - diz ele, que desce do elevador acompanhado de um séquito de jogadores e gente ligada à atividade.

Baidek recorre às pipocas dos garçons dos corredores. Não há opções porque não há exaustor na cozinha, recende pipoca estourada nos fornos.

- O ideal é o camarote encomendar o combo até quatro horas antes dos jogos, só assim a gente pode oferecer pratos quentes - conta Rogério Luce, dono da Basilic, empresa que fornece gastronomia na Arena. *ZHESPORTES

Mas a maioria dos vips gasta apenas o mínimo e vive de pipoca, água mineral e refrigerante. Catam o garçom que passa pelo corredor e não veem graça nas refeições oferecidas.

- Nos camarotes do Olímpico era melhor, havia pastéis, filezinhos, frios e frigobar - reclama Álvaro Piccoli, funcionário que respondia pelo camarote da família Grendene.

Se perguntarem o que falta nos camarotes, para muitos a resposta será "trago". Não basta a poltrona de cinema e o hall com sofás, bufês e TV, é preciso mais.

- Já não se pode fumar, agora proibiram o vinho. Assim não dá - discursa o empresário Celso Martins.

Não deixe de conferir a página do Gremista ZH de cara nova

Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play


MAIS SOBRE

Últimas Notícias