Grêmio



Paixão Tricolor

Ascensão dos guris da Copinha é por razões de ordem técnica

29/01/2015 - 07h04min

Atualizada em: 29/01/2015 - 07h04min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Lateral Raul foi chamado por Felipão

Três jogadores que se destacaram na Copa São Paulo estão sendo integrados ao elenco principal do Grêmio, exatamente pelas suas atuações naquela competição, o que significa dizer que a ascensão deles está ocorrendo por razões de ordem técnica. Aliás, como deveria ser tudo o que diz respeito a futebol dentro do campo.

Fiz referência a pelo menos dois deles, Raul e Arthur, a quem assisti em dois jogos do Tricolor e se mostraram muito bons jogadores. O terceiro a subir, o lateral-esquerdo Júnior, não prestei a devida atenção, mas traz consigo uma virtude importante  que é a cobrança de faltas, tendo inclusive marcado um gol.

E posso dizer que a desclassificação da equipe para o Botafogo-SP, que foi finalista, deu-se por uma tremenda injustiça durante a partida, pois o Grêmio foi melhor e sofreu um gol ao apagar das luzes.

Dúvida no ataque

Ao lado dessa notícia de boa perspectiva, surge outra de que o Grêmio pode se desfazer de Rhodolfo, que, atualmente, é o zagueiro mais confiável que o clube possui, por técnica, experiência e alguma liderança. A perda, se isso ocorrer, será irreversível, pois o Grêmio se desfez de vários zagueiros que teriam condições de jogar e Geromel está em recuperação médica, além de Erazo que recém está chegando.

Manter Rhodolfo significaria a possibilidade de fazer aquela mescla tão desejada de jogadores jovens com experientes para chegar a uma equipe equilibrada.

O time se desenha e permanece, pelo menos publicamente, a dúvida se jogam dois centroavantes ou um deles deixará o time. Só o rendimento valendo pontos mostrará a melhor solução e acredito que Felipão também espera esse parâmetro.

Nas duas partidas testes que o Grêmio realizou, tanto contra o Novo Hamburgo quanto neste último domingo, em Cascavel, houve prejuízo, em pelo menos metade do jogo, decorrente da chuva forte que assolou os estádios. O que seria necessário para uma avaliação consistente do potencial do time ficou prejudicado, parcialmente, pelos temporais que prejudicaram o desenvolvimento das partidas. Ainda assim, quando se tentou jogar futebol, foi possível fazer algumas observações.

O Grêmio ainda apresenta dificuldade no trabalho coletivo e isso é absolutamente normal, em face das inúmeras modificações em relação à equipe do ano passado. Tais alterações ocorreram em todos os setores do time e estes amistosos servem exatamente para que se busque o entrosamento, para que atletas se conheçam.

Melhora sutil

No primeiro amistoso, por exemplo, Luan despontou. Na segunda partida esse mesmo jogador esteve discreto, sem aparecer com destaque. Isso, com certeza, é decorrência desta fase de treinamentos, das mudanças que estão sendo feitas, da troca de companheiros e da eventual falta de preparo de jogo propriamente dito.

Usei o exemplo de Luan, mas há outros que poderiam ser utilizados que não renderam o que se espera. Douglas precisa estar no auge da forma e ainda não está.

A zaga busca um melhor entrosamento, embora seja um dos setores que mais tem se destacado. Refiro-me exclusivamente aos dois zagueiros centrais, que parecem mais à vontade jogando juntos, apesar da juventude de Gabriel Silva. Há carências no time e no elenco, não foi encontrada ainda a melhor formação, mas se percebe, mesmo que sutil, uma melhora de um jogo para o outro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias