Gauchão



Incomum

Novidade no Gre-Nal, setor para torcida mista é raro em clássicos pelo mundo

Apenas Maracanã e o Centenário, em Montevidéu, contam tradicionalmente com espaço para rivais

01/03/2015 - 13h01min

Atualizada em: 01/03/2015 - 13h01min


Odd Andersen / AFP
Maracanã foi palco de torcidas mistas na Copa e também nos seus clássicos

Os mil colorados e mil gremistas que verão o Gre-Nal 404 lado a lado, neste domingo, farão parte de uma tendência incomum em grandes clássicos pelo mundo. Dentre os principais jogos entre rivais, poucos contam com setores para torcida mista.

Fique por dentro: todos os detalhes sobre o Gre-Nal 404

A explicação, em quase todos os casos, é simples: a grande maioria dos clássicos é realizada sempre em estádios próprios - como são Beira-Rio e Arena -, e os clubes mandantes usam ao máximo a atmosfera da sua torcida para buscar a vitória. Mesmo nos casos em que os dois clubes compartilham a casa, porém, o comum é ver os lados bem separados.

No Brasil, o único estádio que vê grandes clássicos com um setor destinado a receber rivais é o Maracanã. Em qualquer um dos jogos entre Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, os setores oeste e leste são abertos a torcedores dos dois times que estiverem em campo. Quem preferir ver os jogos no setor destinado apenas à sua equipe tem os setores norte e sul para isso.

Para o Gre-Nal da torcida mista, vale até troca de pais por um dia

No Centenário, em Montevidéu, o funcionamento é similar. As tribunas Olímpica e América, localizadas nas laterais do campo, são mistas tanto para torcedores do Nacional quanto para os seguidores do Peñarol. Já as arquibancadas Colombes e Amsterdam são destinadas aos setores mais fanáticos de cada clube, com os tricolores ocupando a primeira e os carboneros, a segunda.

A situação é bem diferente em outros clássicos realizados por times que dividam seus estádios. No Derby della Madonnina, entre Internazionale e Milan, o estádio San Siro sempre tem maioria de presentes do time mandante. A torcida da Inter ocupa sempre a Curva Nord, enquanto os ultras do Milan vão na Curva Sud. Isso se mantém nos clássicos: o resto do estádio, porém, é destinado apenas a quem for o time "da casa" na partida.

A regra é a mesma nos outros clássicos da Itália, com Roma e Lazio no Estádio Olímpico e Genoa e Sampdoria no Luigi Ferraris, em Gênova.

Com isso, uma situação que não é mais vista é a divisão de um estádio meio a meio, com as duas torcidas ocupando espaços iguais. O Mineirão recebia os clássicos entre Cruzeiro e Atlético-MG assim, mas mudou após a reforma realizada para a Copa do Mundo: desde então, o Atlético manda suas partidas no Independência, e é visitante quando encara o rival. Apenas o clássico de reabertura do estádio teve divisão em 50/50.

Confira também:

No Gre-Nal, acompanhe as narrações de torcedor para torcedor pelos apps Colorado e Gremista ZH

Assuma o lugar de Aguirre: escale o Inter para o Gre-Nal 404

Assuma o lugar de Felipão: escale o Grêmio para o Gre-Nal 404

Confira o desempenho de seu time em Gre-Nais desde que você nasceu

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias