Grêmio



Como vão os vizinhos

Uruguaios no Grêmio: bons na defesa, nem tanto no ataque

Principais jogadores do país vizinho a terem defendido o Tricolor foram os zagueiros Ancheta e De León

04/03/2015 - 09h03min

Atualizada em: 04/03/2015 - 09h03min


Montagem sobre fotos de Banco de Dados / Agência RBS
Ancheta e De León foram ídolos gremistas; já Richard Morales decepcionou em 2008

Apresentado nesta terça-feira, Braian Rodríguez é o 29º uruguaio a vestir a camisa do Grêmio. O jogador, que estava no Numancia, da Espanha, chega à Arena com a tarefa de marcar gols. Mas, para isso, o atacante que se destacou pelo Huachipato, do Chile, na Libertadores de 2013 terá de superar o histórico ruim dos seus compatriotas e companheiros de função pelo Tricolor.

"É um definidor nato", diz ex-técnico de Braian Rodríguez

Pode-se dizer que, dos demais 28 uruguaios que já jogaram pelo Grêmio, apenas dois foram indiscutíveis ídolos do clube. Ambos zagueiros: Atilio Genaro Ancheta, que defendeu o Tricolor entre 1971 e 79, e Hugo de León, capitão nas conquistas da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes em 1983, que vestiu as cores gremistas entre 1981 e 84.

São Paulo recua e quer dinheiro para liberar volante Maicon ao Grêmio

Os demais uruguaios não tiveram muita sorte no Grêmio. Na década de 30, Artigas Perez ficou no clube por seis temporadas. O goleiro Walter Corbo foi campeão gaúcho no histórico título de 1977, mas era contestado pela torcida. Em tempos recentes, as apostas uruguaias quase sempre chegaram para o ataque - e, invariavelmente, não funcionaram.

Marcelo Grohe revela situação "chata" com tropeços na Arena

Em 1998, um então jovem Sebastian Abreu, com o apelido de "El Loco", chamou a atenção pela gola alta da camisa. Em campo, porém, Loco Abreu pouco fez e foi logo dispensado pelo Grêmio. O zagueiro Pablo Hernández foi contratado para a Libertadores de 2002 e decepcionou, deixando o clube no ano seguinte.

Walace sofre lesão no tornozelo e desfalca o Grêmio por 45 dias

O Grêmio buscou, em 2005, um atacante desconhecido para a disputa da Série B do Brasileirão: Marcelo Lipatín defendeu o clube em toda a competição e deixou o time, na Batalha dos Aflitos, para a entrada de Anderson. Em 2008, foi a vez do veterano atacante Richard "Chengue" Morales, de passagens destacadas pelo Nacional e pela seleção uruguaia. No Olímpico, ele teve poucas chances e não se firmou.

Situação do Parma faz Grêmio estudar contratação de Cristian Rodríguez

A mais recente tentativa gremista com um uruguaio foi com Maxi Rodríguez. O meia chegou na Arena em 2013 e, apesar de seguidamente ser pedido pela torcida, acabou não confirmando as expectativas. Ainda tem contrato com o Grêmio, mas está emprestado à Universidad de Chile - no ano passado, atuou pelo Vasco na disputa da Série B do Brasileirão.

Não deixe de conferir a página do Gremista ZH de cara nova

Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias